Campanha Faça Bonito

Rede de Proteção de Marialva realiza evento de capacitação para combater violência contra crianças e adolescentes

Quarta-feira, 17 de maio de 2023

Última Modificação: 17/05/2023 09:07:58 | Visualizada 66 vezes

Evento foi na noite de terça-feira, dia 16 de maio e faz parte das ações da Campanha Faça Bonito que visa proteger o público infantil contra violência e abusos sexuais


Ouvir matéria

O cuidado, com crianças e adolescentes é, acima de tudo, uma política permanente a ser desenvolvida e implementada por todos dentro de uma localidade, assegurando uma rede de proteção capaz de promover a criança e ao adolescente o seu desenvolvimento integral enquanto cidadão dentro de uma sociedade.
Na perspectiva de efetivar o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente foi instituída a Rede de Proteção do Município de Marialva, que desde 2019 vem articulando os serviços com a intenção de promover os direitos e a segurança de crianças e adolescentes.
Na noite desta terça-feira, no Cine Teatro Sônia Silvestre foi realizada uma capacitação com a participação de todos os agentes que compõem a Rede de Proteção, diretores de escolas, professores e a comunidade. 
No evento a psicóloga do CREAS, Melina Gasparoto apresentou o fluxograma de atendimento das crianças e adolescentes vítimas de violências em Marialva. Na ocasião ainda o promotor da Vara da Infância e Adolescência de Marialva, Ricardo Barison Garcia, fez um balanço do trabalho que vem sendo realizado pelo Ministério Público nos últimos 5 anos, bem como tirou dúvidas dos participantes sobre o tema. 

 

Faça Bonito
No próximo dia 18 de maio será o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.
A violência sexual ainda registra cerca de 50 mil casos ao ano e infelizmente os estudos apontam que estes dados são subestimados, correspondendo a 10 % do total. 
A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável. A chamada “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

 Galeria de Fotos

 Veja Também