Na 1ª etapa crianças menores de cinco anos devem receber a dose

Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite acontecerá dia 16 de junho

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 184 vezes


Ouvir matéria



A Secretaria Municipal de Saúde realizará no próximo dia 16 de junho de 2012 (sábado), a 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), em crianças menores de cinco anos.

Durante todo o dia, das 8:00 às 17 horas, a vacina estará disponível no Pronto Socorro Municipal, Posto de Saúde da Vila Antonio, Posto de Saúde do João de Barro, Posto de Saúde do Jardim Planalto, Posto de Saúde do Jardim Regência, Clínica da Mulher, Clinica Materno Infantil, Posto de Saúde da Vila Brasil, Posto de Saúde de Aquidaban, Posto de Saúde do Cambuí, Posto de Saúde de Santa Fé, Posto de Saúde de São Luiz, Rotary, Escola Julio Farah (Km 113), Salão da Igreja do Jacanã, Associação Comunitária do Caraná e Associação Comunitária do Keller.

A poliomielite é uma doença causada pelo poliovírus que geralmente ataca as crianças. O vírus da pólio se desenvolve na garganta ou no intestino e é disseminado pela corrente sangüínea. Ao chegar ao sistema nervoso central, ataca os neurônios e provoca a paralisia dos membros inferiores e superiores. Nas ocorrências mais graves, as pessoas infectadas podem até morrer. Em alguns casos, a doença também atinge adultos.

Por isso, a prevenção da pólio deve começar cedo. Os bebês precisam tomar as primeiras doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade, com um reforço aos 15 meses. Mesmo já tendo tomado as doses indicadas, o Ministério da Saúde recomenda que as crianças menores de cinco anos sejam vacinadas novamente.

O objetivo da Campanha é imunizar o maior número possível de crianças. A vacina é segura e não tem contra-indicações. Nos casos das crianças que têm doenças graves, é recomendado que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde mais próximos, pois pode haver a necessidade de um procedimento diferenciado na vacinação.

Lembrando aos pais que levem a carteirinha da criança para facilitar a vacinação.




 Galeria de Fotos

 Veja Também