A principal preocupao com a contaminao por benzeno

Secretaria vai fiscalizar condio de trabalho em postos de combustveis

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 168 vezes


Ouvir matéria


A Secretaria de Estado da Sade vai intensificar as fiscalizaes em postos de combustveis a fim de avaliar as condies sanitrias e de sade dos trabalhadores nestes locais.

A partir da avaliao, os postos sero orientados sobre as medidas para diminuir os riscos sade dos frentistas, mecnicos, atendentes e outros trabalhadores. A principal preocupao com a contaminao por benzeno, substncia txica presente nos combustveis.

Nesta semana, mdicos, enfermeiros e outros profissionais foram capacitados em Curitiba para melhorar a vigilncia em sade e a assistncia dos trabalhadores. Uma videoconferncia tambm foi promovida para sensibilizar os tcnicos das 22 regionais de sade do Estado.

?Com o passar do tempo, a exposio ao benzeno pode causar srios danos sade, podendo favorecer o desenvolvimento de doenas como o cncer?, disse o diretor do Centro Estadual de Sade do Trabalhador, Jos Lcio dos Santos.

Os sintomas de intoxicao crnica por benzeno so de difcil percepo, por isso necessrio realizar exames peridicos para avaliar a sade desses trabalhadores. A liberao do benzeno maior durante a transferncia da carga de combustvel do caminho para os tanques reservatrios, mas tambm ocorre durante o abastecimento dos veculos. Por isso, toda a rea de abrangncia do posto de combustvel passvel de contaminao.

Segundo pesquisas mesmo os postos de combustveis com nveis aceitveis de benzeno oferecem riscos. De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustveis de Curitiba (Sindepospetro), Lairson Sena, os malefcios dessa substncia so responsveis pela maioria das queixas dos frentistas. ?Eles reclamam principalmente de dor de cabea, tontura, rinite e ardncia na pele e nos olhos?, afirmou Senna.

O Sindepospetro j vistoria os postos da capital e mantm parcerias com o Ministrio Pblico e secretarias estadual e municipal da Sade. ?Se encontrada irregularidade, o proprietrio do posto tem 15 dias para san-la. Caso no haja soluo, o Ministrio Pblico acionado para a elaborao de um termo de ajustamento de conduta?, explicou Sena.


Fonte: http://www.aen.pr.gov.br

 Galeria de Fotos

 Veja Também