A Agência do Trabalhador do município, em parceria com o Senac, promove evento que pretende debater aspectos diversos do mercado de trabalho para instruir sobre inserção e reinserção profissional

Ciclo de palestras em Marialva vai discutir a empregabilidade

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 184 vezes


Ouvir matéria

Empregabilidade. A palavra se popularizou há pouco tempo, junto com o crescimento das exigências do mercado de trabalho com relação à mão-de-obra, e significa a capacidade do profissional se adequar à esse ambiente cada vez mais competitivo. Para isso, é necessária qualificação continuada na atividade exercida.

 
Esses e outros assuntos serão tema do ciclo de palestras ‘Empregabilidade: Exigências Profissionais x Mercado de Trabalho’, que será realizado em Marialva de 23 a 25 de junho na Casa da Cultura das 14 às 18 horas. O evento é organizado pela Agência do Trabalhador do município em parceria com o Senac.
 
O objetivo do encontro é ‘promover o desenvolvimento da empregabilidade dos participantes que estejam buscando a sua inserção ou reinserção profissional por meio de informações relativas ao atual contexto do mundo do trabalho às competências pessoais e profissionais requeridas’. Em síntese, é preparar o profissional para o mercado de trabalho.
 
“A falta de qualificação ainda é o obstáculo mais comum que mantém muitos jovens fora do mercado de trabalho”, afirma a gerente da Agência do Trabalhador de Marialva, Edna Gonçalves. De acordo com ela, existe a oferta de trabalho, mas as exigências das empresas com relação à experiência e qualificação mantêm essas vagas em aberto.
 
As palestras, didáticas, enfatizarão aspectos como motivação para o trabalho, empreendedorismo, elaboração de currículo, como comportar-se numa entrevista, responder a um anúncio de jornal, relação interpessoal com a equipe de trabalho, competências pessoais e profissionais e diversos outros assuntos importantes.
 
Segundo Edna Gonçalves, estar atento às transformações que se processam no mercado de trabalho e se qualificar sempre são condições indispensáveis para a empregabilidade. “As empresas estão cada vez mais exigentes com relação à profissionalização e sem um bom nível de informação com relação à atividade pretendida empregar-se fica difícil”, acrescenta.
 
SERVIÇO
O ciclo de palestras ‘Empregabilidade: Exigências Profissionais x Mercado de Trabalho’ será realizado do dia 23 a 25 na Casa da Cultura das 14 às 18 horas. Para participar é necessário ter 16 anos e estar cursando no mínimo a 6ª série do Ensino Fundamental. Informações e inscrições na Agência do Trabalhador de Marialva

 Galeria de Fotos

 Veja Também