Ao nasceu por iniciativa da comunidade do municpio de Marialva

Projeto Pr-Vida foi lanado em Marialva

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 180 vezes


Ouvir matéria

 

Com a presença de representantes da sociedade organizada, autoridades, diversos órgãos de imprensa e da comunidade marialvense em geral, foi realizada ontem à noite na casa da Cultura Hélio Depieri, a cerimônia de lançamento do “Projeto Pró Vida - Um trabalho em favor da vida”.

 

O projeto tem como objetivo combater o uso excessivo de bebidas alcoólicas e drogas entre crianças e jovens.

 

A Orquestra Municipal Raíz Sertaneja deu abertura ao evento, com músicas que alegraram e emocionaram o público presente. Em seguida, foi formada a mesa de honra, com autoridades e integrantes do projeto.

 

O Prefeito Deca foi o primeiro a usar da palavra e falou da importância de ações nesse sentido. “Infelizmente, ainda temos registro de vítimas das drogas e da violência em nosso município, principalmente entre crianças e adolescentes. O Projeto Pró-Vida vem contribuir para a segurança e a vida plena de todos os marialvenses”, disse Deca.

 

Logo na seqüência, utilizaram a palavra, o Pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, Pe. Luiz Gonçalves Knupp; Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, André Jorge Casagrande; Promotora da Vara da Infância e da Juventude de Marialva, Drª Maria Ap. Moreli Pangoni; Comandante da 3ª Cia. da Polícia Militar de Marialva, Capitão Márcio Antonio dos Santos; Coordenadora da Campanha Pró-Vida, Documentadora Escolar, Srª Rosemary Pinheiro Lima; Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Ângela Martins Molina Silvestre (Mari); e o encerramento com a fala do vice-prefeito Evandro José da Cruz Araújo, momento onde todos que contribuíram com projeto, se deslocaram à frente e foram fotografados.

 

Foi reproduzido um vídeo com imagens de pessoas que se envolveram em acidentes, devido ao uso de drogas e o álcool. As imagens impressionaram a todos.

 

Os vereadores Carlos Alberto Ramos (Carlão), Marcio Junior Magalhães Navarro (Marcinho), Sebastião Rosa e Nelson Grudtner, mesmo com o compromisso de reunião na Câmara Municipal, prestigiaram o evento.

 

O Projeto Pró-Vida prosseguirá com diversas reuniões, mobilização em igrejas, escolas públicas e particulares, entre outros eventos.

 

Confira algumas das ações integradas que serão desenvolvidas em Marialva na prevenção ao uso de drogas e consumo excessivo de álcool:

 

- Serão intensificadas, pela Polícia Militar e Conselho Tutelar, abordagens de crianças e adolescentes que se encontram pelas ruas e praças da cidade de Marialva, desacompanhadas de seus pais e responsáveis, notadamente após as 23:00 horas e que se encontrem em situação de risco pessoal e social. Tais casos serão encaminhados ao Destacamento da Policia Militar, onde serão contatados os pais que deverão comparecer ao local, a fim de receberem seus filhos.

 

- Os pais, adolescentes e/ou crianças (abordados nas condições acima mencionadas), serão encaminhados a participar de palestras educativas, abordando os malefícios do álcool e das drogas, com destaque ainda, para a responsabilidade dos pais.

 

- Serão identificados os locais (chácaras pro exemplo) onde serão realizadas festas com a participação de menores, nas quais ocorrem fornecimento oneroso ou gratuito de bebida alcoólica ou de drogas ilícitas, bem como os respectivos responsáveis pela festa e proprietários dos imóveis para fins de responsabilização.

 

- Serão identificados e devidamente punidos os locais de vendas e/ou fornecimento de bebidas alcoólicas e cigarros, para crianças ou adolescentes.

 

- Será implantado o Conselho Municipal Anti-Drogas (COMAD), com o objetivo de deliberar sobre medidas preventivas que visem à redução do consumo de bebida alcoólica e outras drogas.

 

Maiores informações: (44) 3232 8354.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também