Nesta fase, Marialva sediará a modalidade futebol, de 21 a 30 de maio

Sessão preliminar da 57ª edição dos JOCOPS ? Fase Final está acontecendo em Marialva

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 211 vezes


Ouvir matéria

 

Nesta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de maio, acontece na ACEM (Associação Cultural e Esportiva Marialvense), sessão preliminar da fase final da 57ª edição dos Jogos Colegiais do Paraná (Jocop`s).

 

O dia de hoje foi dedicado a entrega da documentação aos participantes, atendendo 32 Núcleos Regionais de Educação. E amanhã, quinta-feira, às 9h, haverá a sessão solene da fase final, e às 9h30, começa o sorteio dos grupamentos em todas as modalidades, quando os colégios já vão saber quais serão os primeiros confrontos. O evento contará com a presença do Prefeito Deca, de diversas autoridades estaduais e a participação especial da Orquestra Municipal Raíz Sertaneja.

 

As disputas serão de 21 a 30 de maio, em Londrina, Maringá, Ibiporã, Rolândia, Apucarana e Marialva. Vão participar mais de 10 mil atletas em 14 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Para se chegar aos finalistas das modalidades coletivas, principalmente, foram disputadas outras quatro fases: intraescolar (formação das equipes dos colégios), municipal (escolha dos representantes dos municípios nas diversas modalidades), regional (indicação dos campeões dos 32 núcleos regionais de Educação) e macrorregional (conhecimento dos finalistas). Só na macro classificaram-se mais de cinco mil alunos de sete modalidades – basquete, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Outras modalidades são disputadas só na fase final: atletismo (algumas provas), ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo e natação. Também se juntarão na final, alunos de algumas provas de atletismo e do vôlei de praia, que passaram direto da fase regional, sem disputar a macro. Na final, ainda, entram automaticamente os três primeiros colocados das modalidades coletivas do ano passado.

Também entram só na final os municípios-sedes dessa fase, nas respectivas modalidades: Apucarana (basquete); Ibiporã (futsal); Londrina (ginástica rítmica, handebol, natação, taekwondo e xadrez); Marialva (futebol); Maringá (atletismo, judô, ciclismo, tênis de mesa e bocha-PC); e Rolândia (voleibol e vôlei de praia).

Na fase final, os campeões da maioria das modalidades vão representar o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Fortaleza (CE), para alunos de 12 a 14 anos, de 10 a 19 de setembro, e em Goiânia (GO), para os de 15 a 17 anos, de 3 a 12 de dezembro.

 

Maiores informações: (44) 3232 2507.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também