Anualmente, as atividades so realizadas no dia 27 de novembro

Prefeitura realizou atividades em aluso ao Dia Nacional de Luta contra o cncer de mama

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 193 vezes


Ouvir matéria

 O Governo Municipal de Marialva, através das Secretarias de Saúde e Assistência Social, realizou na tarde da última sexta-feira, 26 de novembro, atividades visando orientação e prevenção contra o câncer de mama.

Com a finalidade de conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar o teste preventivo, foi montada uma tenda na Rua Formosa, esquina com Washington Luiz, para a distribuição de panfletos e adesivagem de carros.

“Uma campanha que visa a conscientização das mulheres é de suma importância, pois a detecção precoce desta doença é fundamental para a cura”, ressalta o Secretário Municipal de Saúde, João Márcio Sanches.

O Prefeito Deca reforçou a importância do auto-exame, possibilitando assim, o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de mama. “Alertar as mulheres para a conscientização da prevenção do câncer de mama é um dever de todos nós e uma luta constante”, disse.

O evento contou com a participação especial do Grupo da Melhor Idade de Marialva.

Saiba mais

Os sintomas do câncer de mama são nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. O auto-exame das mamas é realizado pela própria mulher e deve ser feito uma vez por mês. Caso alguma alteração seja detectada, um serviço médico deve ser procurado com urgência. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, a história familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. A idade constitui um outro importante fator de risco, havendo um crescimento rápido da incidência com o aumento da idade.

Maiores informações: (44) 3232 8354.

 Galeria de Fotos

 Veja Também