Conhea a estrutura

Sistema de Sade de Marialva referncia regional

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 237 vezes


Ouvir matéria

O sistema de sade do municpio de Marialva considerado referncia regional. Ao mesmo tempo, a Secretaria tem sido conduzida de forma dinmica, eficaz e competente. Continuar oferecendo o que h de melhor em sade uma das frentes de trabalho do Prefeito Deca.

Nas prximas linhas, apresentamos em sntese a grande estrutura que a populao marialvense tem disposio, todos os dias:

PRONTO ATENDIMENTO

A Secretaria Municipal de Sade de Marialva tida como referncia pelos profissionais em sade da regio. A populao do municpio conta atualmente com um Pronto Atendimento de Sade 24 Horas (para atender Urgncia e Emergncia), servio de Raios-X e 07 leitos de observao (com capacidade de absorver os atendimentos de baixa complexidade, sendo que aqueles de mdia e alta so encaminhados para os servios de referncia).

PROGRAMA SADE DA FAMLIA

Com 07 equipes, o Programa Sade da Famlia abrange cerca de 75% do municpio. As unidades esto localizadas, estrategicamente, nos bairros mais populosos, oferecendo servios em ateno bsica.

UNIDADES BSICAS

Os distritos de So Miguel do Cambu, Aquidaban, Santa F e So Luiz so atendidos por Unidades Bsicas de Sade, sendo que os dois primeiros oferecem atendimentos em consulta em clnica mdica, odontologia, pediatria e ginecologia. J o distrito Santa F dispe de consulta em clinica mdica, odontologia e ginecologia. E finalmente, So Luiz, que atende a populao com consultas em clnica mdica.

CLNICA ODONTOLGICA

A Clnica Odontolgica absorve a demanda de pacientes que necessitam de servios dentrios, com uma grande gama de procedimentos odontolgicos.

CAP`S

O Centro de Ateno PsicoSocial - CAPS - instalado no municpio de Marialva, desenvolve trabalhos de reinsero sociedade de pacientes com transtornos mentais. Nosso CAPS se apresenta como referncia regional nos servios prestados.

CLNICAS MATERNO INFANTIL E DA MULHER

Em sua estrutura na rea de sade, o municpio de Marialva possui ainda, uma Clnica da Mulher e uma Clnica Materno Infantil, com atendimentos em clnica mdica, ginecologia e pediatria, sendo que a primeira com um diferencial, oferece aos muncipes o servio de ultra-sonografia.

FILHOS DE MARIALVA

Foi firmado entre a Secretaria Municipal de Sade de Marialva e o Hospital So Pedro, o convnio denominado Filhos de Marialva, o qual possibilita que as gestantes do municpio tenham seus partos realizados no municpio.

CENTRO DE REFERNCIA

A Secretaria Municipal de Sade de Marialva oferece ainda, atendimentos em Psicologia, Nutrio, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Servio Social, servios estes, que em breve estaro concentrados em um Centro de Referncia Multiprofissional.

CONSULTAS EXAMES E PROCEDIMENTOS ESPECIALIZADOS

Os atendimentos em consultas, exames e procedimentos especializados so ofertados populao atravs dos Setores de Agendamento, com convnio firmado junto ao Cisamusep.

FARMCIA BSICA

Para suprir a demanda de medicamentos do Pronto Atendimento Municipal, demais unidades de sade, bem como da populao em geral, a Secretaria mantm a Farmcia Bsica, com aproximadamente 350 itens.

VIGILNCIA SANITRIA, EPIDEMIOLGICA AMBIENTAL

O municpio de Marialva dispe dos setores de Vigilncia Sanitria, Epidemiolgica e Ambiental, sendo que a primeira responsvel por inspees sanitrias em estabelecimentos de sade, alimentos e comrcio em geral, registro e dispensa de alimentos, controle da qualidade da gua e solo, controle de zoonoses, liberao de licena sanitria, entre outras atividades. J a Epidemiolgica coordena aes que proporcionam o conhecimento, deteco ou preveno de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes de sade individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de preveno e controle de agravos e doenas e ainda sob sua a tutela h a Sala de Vacina, que responde por todo o processo de Imunizao atravs das vacinas do municpio, e por fim a Vigilncia Ambiental que realiza trabalhos vinculados, principalmente, no combate a infestao do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.

Maiores informaes: (44) 3232 8354.

 Galeria de Fotos

 Veja Também