Municpio participa com 50% da produo do Paran

Marialva colher mais de 22 mil toneladas de uva na safra de inverno

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 205 vezes


Ouvir matéria

Os viticultores de Marialva iniciaram a colheita da safra de inverno 2011 de uva fina de mesa. A expectativa de que sejam colhidas cerca de 22,5 mil toneladas da fruta durante os prximos trs meses. O municpio participa com 50% da produo de uva fina do Paran.

As principais variedades cultivadas so Itlia, Rubi, Benitaka e Brasil. No incio da safra a comercializao est girando em torna de R$ 2,70 o quilo do produto. Segundo levantamentos, a produtividade mdia de 15.000 kg por hectare.

De acordo com o Secretrio de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Valdinei Cazelato, no incio do ano ocorreu muita chuva, mas agora com a normalidade nas precipitaes atmosfricas a uva atingiu uma excelente qualidade, as bagas e a colorao esto uniformes e o teor de doura ideal. ?As condies climticas favoreceram para o bom desenvolvimento dos frutos?, afirmou.

Para o agricultor Idair Bortolaci, que trabalha h 10 anos produzindo uva quase de maneira artesanal, esta safra est sendo uma das melhores dos ltimos tempos. ?A uva excelente negcio. Alm de empregar toda a minha famlia, estamos comercializando o produto por um bom preo, o que faz com que tenhamos uma tima renda, proporcionando qualidade de vida a todos ns?, disse ele.

Os principais centros consumidores do produto so: So Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Gois, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

O cultivo da uva fina em Marialva teve incio na dcada de 60 com apenas um hectare cultivado pelas famlias Yamanaka e Wakita. Hoje o municpio tem 1,5 mil hectares em produo, envolvendo 850 propriedades e 1.100 famlias, entre proprietrios e parceiros agrcolas.

Maiores informaes: (44) 3232 8354.

 Galeria de Fotos

 Veja Também