A meta vacinar 2.000 crianas menores de 5 anos

1 etapa da Campanha Nacional de Vacinao contra a poliomielite acontece no sbado

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 178 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal de Sade realiza no prximo sbado, 18 de junho, a 1 etapa da Campanha Nacional de Vacinao contra a poliomielite (paralisia infantil). A meta vacinar 2.000 crianas menores de 5 anos.

Durante todo o dia, das 8:00 s 17 horas, a vacina estar disponvel no Pronto Atendimento Municipal, Posto de Sade da Vila Antonio, Posto de Sade do Joo de Barro, Posto de Sade do Jardim Planalto, Posto de Sade do Jardim Regncia, Clnica da Mulher, Clinica Materno Infantil, Posto de Sade da Vila Brasil, Posto de Sade de Aquidaban, Posto de Sade do Cambu, Posto de Sade de Santa F, Posto de Sade de So Luiz, Rotary, Escola Julio Farah (Km 113), Salo da Igreja do Jacan, Associao Comunitria do Caran e Associao Comunitria do Keller.

?Lembramos todos os pais para levarem a carteira de vacinao da criana, facilitando a vacinao?, recomendou a Secretria de Sade de Marialva, Dulcinia Mariano Pierini, lembrando que o objetivo atingir a meta de 2.000 crianas vacinadas.

A poliomielite uma doena causada pelo poliovrus que geralmente ataca as crianas. O vrus da plio se desenvolve na garganta ou no intestino e disseminado pela corrente sangnea. Ao chegar ao sistema nervoso central, ataca os neurnios e provoca a paralisia dos membros inferiores e superiores. Nas ocorrncias mais graves, as pessoas infectadas podem at morrer. Em alguns casos, a doena tambm atinge adultos.

Por isso, a preveno da plio deve comear cedo. Os bebs precisam tomar as primeiras doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade, com um reforo aos 15 meses. Mesmo j tendo tomado as doses indicadas, o Ministrio da Sade recomenda que as crianas menores de 5 anos sejam vacinadas novamente.

importante lembrar que a vacina segura e no tem contra-indicaes. Nos casos das crianas que tm doenas graves, recomendado que os pais consultem profissionais nos postos e centros de sade mais prximos, pois pode haver a necessidade de um procedimento diferenciado na vacinao.
Maiores informaes: (44) 3232 8354.

 Galeria de Fotos

 Veja Também