Trabalho ser desenvolvido numa parceria das Secretarias de Sade, Assistncia Social, Educao e Cultura, e Servio de Ateno Infncia e a Juventude (SAIJ)

Governo Municipal lana Campanha de Preveno s drogas

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 236 vezes


Ouvir matéria

O consumo de vrios tipos de drogas tornou-se preocupao da sociedade em geral, pois as conseqncias deste consumo ? violncia, acidentes, problemas de sade e familiares ? so observadas em vrias esferas, tais como social, judiciria, sade e educao, entre outros. No sentido de enfrentar estes problemas, polticas Pblicas nestas reas vm sendo debatidas e implantadas.

Em meno ao Dia internacional de Combate s Drogas ? 26 de junho, o Governo Municipal de Marialva realizar uma campanha de preveno ao uso e abuso de lcool e outras drogas, com aes nos diversos setores do municpio.

Entre essas aes ser realizado o I Frum Municipal Sobre lcool e outras drogas, com o objetivo de debater e estabelecer aes respeito dos problemas ocasionados pelo uso do lcool e outras drogas.

?Vamos mobilizar o mximo de pessoas do municpio, no sentido de empunharmos a bandeira da paz, do amor, da sade e de uma vida longe do lcool e das drogas. Contamos com a colaborao de toda a sociedade?, disse o Prefeito Deca.

Programao do I Frum Municipal sobre lcool e outras drogas

? 08 horas ? Credenciamento
? 09 horas ? Abertura e Apresentao Cultural
? 10 horas ? Palestra: Panorama das polticas pblicas e aes sobre lcool e outras drogas na rea da sade ? com Carina Furlaneto Frazatto ? Coordenora do CAPS de Marialva; e Nadia Ferro ? Enfermeira do CAPS de Marialva
? 13:30 horas ? Apresentao Cultural
? 13:45 horas ? Relato da experincia do COMAD de Maring
? 14:30 horas ? Leitura, discusso e aprovao da ?Carta de Marialva?
? 16:00 horas ? Encerramento e assinaturas

Demais Atividades da Campanha

? Secretaria de Sade

-Atividades realizadas nos dias 20 e 21/06/2011 junto s equipes de Estratgia Sade da Famlia (ESFs) do municpio, com aplicao do teste ?AUDIT? aos usurios das unidades, para identificao de problemas relacionados ao uso de lcool, sendo desempenhadas pelas Psiclogas da Ateno Bsica.
-O CAPS ? Centro de Ateno Psicossocial ? realizar exposio de um vdeo referente temtica de uso de lcool e outras drogas, juntamente com a proposta de orientao e sensibilizao aos usurios do servio nos dias 20 e 21/06/2011.
-O Programa de Especificidades Regionais realizar palestras nos distritos nos dias 20 e 21/06/2011.

? Secretaria de Assistncia Social

-Dias 10 e 17/06/2011: Trabalhar temas referentes s drogas com os adolescentes do Projeto Espao Jovem, atravs de fornecimento de informaes, discusses, dinmicas de grupo e filme.
-Dia 21/06/2011: Grupo socioeducativo com adolescentes do Programa Liberdade-cidad, s 17:00 horas, no Centro Social Urbano (CSU).
-Dia 29/06/2011: Reunio pra abordar o tema com os pais dos adolescentes do Programa Liberdade-Cidad e do Projeto Espao Jovem, s 19:30 horas, no Centro Social Urbano (CSU).
-Nos grupos de Terapia Comunitria Familiar sero desenvolvidas atividades a partir de dois eixos:
1) socioeducativo: contando com informaes atravs material impresso.
2) teraputico: criao de um espao no qual os participantes possam tirar suas dvidas e compartilhar vivncias sobre o assunto.
-O Cras ? Centro de Referncia de Assistncia Social ? estar desenvolvendo nos grupos socioeducativos informaes sobre a Campanha Municipal de Preveno s drogas.

? Secretaria de Educao e Cultura

-Dias 20 e 21/06/2011: Palestra com o Soldado Paulo Srgio da Silva (instrutor do PROERD), sobre Preveno do uso de lcool e outras drogas, na infncia e adolescncia, para os pais dos alunos das Escolas Municipais de Marialva, no Cine Teatro Sonia Maria Silvestre Lopes, s 19:30 horas.

? Servio de Ateno Infncia e a Juventude (SAIJ)

-Sero realizadas palestras aos alunos de 5 a 8 srie, no Colgio Saldanha Rocha, totalizando 437 alunos, divididos em diversas turmas, sobre ?os malefcios do uso do lcool e outras drogas?.

Maiores informaes: (44) 3232 8354.

 Galeria de Fotos

 Veja Também