Amamentar é pensar no futuro

Hoje é o Dia do Aleitamento Materno

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 203 vezes


Ouvir matéria


A Semana Mundial do Aleitamento Materno começa hoje (1/08) e vai até a próxima terça-feira (7) em mais de 170 países. O objetivo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é estimular a amamentação e melhorar a saúde de crianças menores de cinco anos em todo o mundo.

Mais de 120 países participarão da 20ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, que vai de 1º até o dia 7 de agosto. No Brasil a campanha vem com o tema "Amamentar hoje é pensar no futuro".
A comemoração é uma preocupação em promover o exercício da amamentação natural, com o objetivo de combater a desnutrição infantil, além de possibilitar a criação de bancos de leite para crianças que não têm condições de serem amamentadas por suas mães.

O aleitamento materno protege a criança de diversas doenças e é a estratégia isolada que mais previne mortes infantis, além de promover a saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta é recomendado por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses.

Segundo nutricionistas o ato de amamentar só traz vantagens para a mãe e para o bebê. O vínculo entre os dois é fortalecido, a mãe fica mais segura e tranquila, o bebê cresce e se desenvolve mais saudável já que no leite materno estão presentes cerca de 250 componentes ativos, proteínas, ácidos graxos. O leite da mãe é produzido especialmente para seu filho. Tem a gordura boa, temperatura e quantidade certa.

Amamentar é pensar no futuro, pensar em um adulto saudável. Além do mais, o leite materno é um alimento que já está pronto e é gratuito. É ecologicamente correto e economicamente viável.

 Galeria de Fotos

 Veja Também