a mais verstil e democrtica das atividades fsicas

Caminhar a soluo para uma qualidade de vida melhor

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

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Com a correria do dia a dia acabamos no tendo um tempinho para pensar com mais cuidado em nosso bem estar fsico e mental, sem contar que, vivemos numa sociedade em que se aposta cada vez mais na condio fsica e em formas de tornar a vida o mais saudvel possvel.

Quer seja por fazer uma alimentao cuidada ou por praticar exerccio fsico regularmente, so diversas as medidas que podem ser tomadas de modo a melhorar o nosso modo de vida. Um dos exerccios mais simples e que traz inmeros benefcios para o nosso bem-estar caminhar.

Hoje em dia a caminhada a mais verstil e democrtica das atividades fsicas. Podendo ser praticada por quem est acima do peso ou malhadora, seja na praia, na rua, na academia, na sua casa ou nas pistas apropriadas que muitas cidades oferecem.

E tambm no requer prtica, afinal voc a aprendeu nos primeiros anos de sua vida. Pratic-la diariamente por 30 minutos, cinco vezes por semana, o mnimo para escapar do grupo das pessoas sedentrias e se prevenir dos principais males que acometem a humanidade: obesidade, doenas cardiovasculares e diabetes.

Alm dos benefcios fsicos, caminhar tambm faz muito bem para a mente. que atividades moderadas, como essa, ajudam a equilibrar as substncias neuroqumicas do crebro e aliviam os sintomas do estresse.

Pesquisas americanas revelam que a prtica dessa atividade diminui os riscos de deteriorao mental. Alm disso, h muita gente aliando a caminhada meditao.

Se voc vai caminhar, confira as dicas abaixo:

Voc no deve sentir nenhuma dor durante a caminhada.
Cuidados para no pisar em falso.
Evite os horrios de sol a pino, dando preferncia ao amanhecer e ao anoitecer.
Proteja sua pele aplicando filtro solar no rosto e nas reas expostas do corpo meia hora antes de sair de casa. O produto deve ter, no mnimo, FPS 15.

Use roupas leves e prprias para a prtica esportiva. Tecidos que absorvem o suor, como os tecnolgicos ou de algodo, so os mais adequados. Deixar as pernas e braos livres tambm facilita a perda de calor.
Antes de comear o exerccio, beba um ou dois copos de gua. Leve uma garrafinha de gua e tome trs ou quatro goles a cada 20 minutos.

Procure comprar um tnis um nmero maior que o que voc usa habitualmente. Durante o exerccio os ps costumam dilatar cerca de 10 por cento.
O tnis deve ter boa absoro de impacto para preservar as articulaes dos ps, joelhos, quadris e coluna.
Use chapu ou bon com abas largas o suficiente para proteger todo o rosto e o pescoo.

Boa caminhada!


Fonte: www.guiasaude.org

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