Objetivo reduzir as filas de espera das cirurgias eletivas

Hospital do Trabalhador faz cirurgias ortopdicas em mutiro nacional

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 226 vezes


Ouvir matéria

O Hospital do Trabalhador realiza 85 cirurgias ortopdicas eletivas no mutiro nacional organizado pelo Ministrio da Sade. A unidade uma das sete escolhidas no Brasil por ser referncia na rea de ortopedia no Paran. Nesta sexta-feira (21), o governador Beto Richa e o ministro da Sade, Alexandre Padilha, visitam o hospital para acompanhar o trabalho.

O mutiro reduz as filas de espera das cirurgias eletivas, procedimentos que no precisam ser realizados em carter de urgncia. ?A rea de ortopedia foi escolhida porque existe muita demanda. Vamos estimular outros servios credenciados para esse mesmo tipo de mobilizao?, explica o superintendente de Gesto de Sistemas de Sade, Paulo Almeida.

Para o mutiro foram reservadas quatro das 11 salas cirrgicas do Hospital do Trabalhador. Os principais procedimentos realizados so cirurgias de mo, p, quadril e joelho. Os 85 pacientes selecionados estavam na fila de espera e tinham os exames pr-operatrios realizados. ?Problemas ortopdicos causam impotncia funcional, dor e perda da qualidade da vida?, explica o diretor tcnico do Hospital do Trabalhador, Alan Csar Dirio. Aps o procedimento, os pacientes recebero acompanhamento da unidade at a alta definitiva.

O Paran est aplicando R$ 42 milhes em recursos federais para realizar o mutiro de cirurgias eletivas at junho de 2013. Desde outubro de 2011 - quando comeou o mutiro - at junho deste ano, j foram realizadas cerca de 42 mil cirurgias de mdia complexidade, como varizes, hrnia, adenide, catarata, ginecolgicas, vesicular e cirurgias ortopdicas de joelho e quadril, entre outras previstas na tabela do Sistema nico de Sade (SUS).

A inteno da Secretaria da Sade somar 60 mil cirurgias at o final do ano, reforando a posio do Paran como estado lder na realizao de procedimentos eletivos.

Os usurios do SUS que necessitem de cirurgias eletivas devem procurar a unidade de sade mais prxima para serem encaminhados aos servios de referncia.


Informaes: http://www.aen.pr.gov.br

 Galeria de Fotos

 Veja Também