importante por ter o contedo totalmente voltado cultura indgena

Indgenas concluem curso de formao de professores

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 229 vezes


Ouvir matéria


Indgenas de 16 aldeias do Paran concluem nos prximos meses o curso tcnico de magistrio no Centro Estadual de Educao Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais. Esta a quarta turma a obter a certificao para exercer o magistrio, atendendo diversidade cultural e lingustica das comunidades indgenas.

A Formao de Docentes da Educao Infantil e dos Anos Iniciais, na modalidade normal caingangue e guarani bilngue, ofertada pela Secretaria de Estado da Educao, termina em dezembro. ?Esta formao uma conquista. Esta gesto tem procurado manter um dilogo constante com as lideranas das terras indgenas, com o intuito de saber as necessidades e demandas dos estudantes dessas aldeias?, destacou a chefe do Departamento de Educao e Trabalho da Secretaria, Marilda Diorio Menegazzo.

O curso teve 13 etapas com durao de cinco anos, com aulas em Pinho e finalizao em Pinhais. O aluno caingangue Gabriel Kaji da Silva, da reserva Apucaraninha, em Londrina, contou que o curso incentiva todos que desejam melhorias em suas aldeias. ?Mesmo longe da famlia em algumas etapas, encaramos o desafio. Os professores ajudaram todos a continuar a caminhada pensando sempre em melhorar a nossa realidade?.

A formao desses professores importante, porque tem o contedo totalmente voltado cultura indgena, com aulas em idiomas caingangue e guarani, que ir auxiliar muito mais as crianas da comunidade sem perder as caractersticas de sua cultura.



Fonte: http://www.aen.pr.gov.br



 Galeria de Fotos

 Veja Também