Comemore lendo ou presenteando um amigo

Hoje Dia Nacional do Livro: 29 de outubro

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 212 vezes


Ouvir matéria

A frase, ?Um pas se faz com homens e com livros?, criada por Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, demonstra a valorizao que dava leitura e sua forte influncia no mundo literrio.

Para a primeira biblioteca do Brasil, Portugal disponibilizou um acervo bibliogrfico muito rico, vindos da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de sessenta mil objetos. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, etc.

As primeiras acomodaes da Biblioteca foram em salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na cidade do Rio de Janeiro.
A escolha da data foi em razo da transferncia da mesma para outro local, no dia 29 de outubro de 1810, fundando-se assim a Biblioteca Nacional do Livro, pela coroa portuguesa.

Da data da fundao at por volta de 1914, para se fazer consultas aos materiais da biblioteca era necessria uma autorizao prvia.

O primeiro livro publicado no Brasil foi Marlia de Dirceu, escrito por Toms Antnio Gonzaga. Na poca, o imperador do pas fazia uma leitura prvia dos mesmos, a fim de liberar ou no o seu contedo, funcionando como censura.

Em 1925, Monteiro Lobato, escritor e editor, autor do Jeca Tatu e do Stio do Pica-pau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades de crescimento editorial para o Brasil.

"Um livro aberto um crebro que fala; fechado, um amigo esquecido; esquecido, uma alma que perdoa; destrudo, um corao que chora." (Ditado popular da ndia).


Fonte: http://www.brasilescola.com



 Galeria de Fotos

 Veja Também