Evento será realizado dia 23 de maio, a partir das 20h, na Casa da Cultura Hélio Depieri

Marialva realiza etapa municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 190 vezes


Ouvir matéria

Marialva está trabalhando na realização da 5ª Conferência Municipal, que faz parte da "etapa preparatória municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades". A conferência vai realizar-se no dia 23 de maio, a partir das 20h, na Casa da Cultura Hélio Depieri (Rua Formosa, 1.215), sob a coordenação conjunta da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Segundo o Secretário de Planejamento, Evandro José da Cruz Araújo, a conferência pretende reunir entidades para fortalecer e estimular a participação social e contribuir no avanço das políticas públicas do desenvolvimento. A temática nacional já estabelecida para essa Conferência é "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!".

Debates e exposições serão programados pelos participantes sobre a questão habitacional, do meio ambiente, mobilidade urbana, acessibilidade, a construção de uma política de desenvolvimento urbano.

A etapa estadual está prevista para o período de 1º de julho a 28 de setembro de 2013. Os subsídios em documentos serão levados a discussão pelos delegados eleitos nas etapas municipal e estadual para a nacional em Brasília, em novembro.

As discussões dessa 5ª Conferência Municipal vão orientar as ações do poder público, na articulação de recursos e prioridades nas três esferas de governo municipal, estadual e federal, junto com a sociedade civil organizada. Participam entidades governamentais e não governamentais que representam a sociedade como um todo.

Conferência Nacional
A Etapa municipal preparatória tem que ocorrer até junho e a Etapa Estadual, de 1º de julho a 28 de setembro de 2013. Já a conferência nacional será de 20 a 24 de novembro em Brasília.

Essas etapas propiciam a articulação nacional de diversos segmentos da sociedade e oferecem as oportunidades para conhecer e discutir as realidades locais, os recursos e investimentos necessários ao desenvolvimento urbano. Por isso, a importância da reunião preparatória na cidade.

Uma agenda nacional das conferências nos municípios, definida pelo Ministério das Cidades, estabelece objetivos, como o de buscar sensibilizar e mobilizar a sociedade brasileira para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes. A participação popular e de outros segmentos da sociedade - considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia - são essenciais para a formulação de proposições e de avaliações sobre as formas de execução da Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas estratégias.

Durante a 2ª reunião da coordenação-executiva da 5ª Conferência Nacional das Cidades, realizada no ano passado, por exemplo, foi encaminhada a criação de quatro comissões organizadoras e um grupo de trabalho, que vão organizar o processo da 5ª CNC.
Marialva dará a sua contribuição nessa política de Reforma Urbana, visando a construção de uma cidade melhor para a população no seu dia a dia.
Maiores informações: (44) 3232 8354.

 Galeria de Fotos

 Veja Também