?A produção de uva fina de mesa continuará sendo o carro-chefe da agricultura no município?, disse o prefeito Deca

Associativismo foi o foco do 26º Encontro de Viticultores de Marialva

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 202 vezes


Ouvir matéria

Com participação de aproximadamente 500 produtores foi realizado na última quarta-feira, 13 de novembro, no Parque da Uva (Avenida Cristóvão Colombo, S /N) ? saída para Mandaguari, o 26º Encontro de Viticultores de Marialva.

O evento é uma promoção do Governo Municipal, EMATER, ANPEF - Associação Norte Paranaense de Estudos em Fruticultura e Governo do Paraná. Apoio: COAVIT ? Cooperativa Agroindustrial dos Viticultores, EMBRAPA, COMAFRUT ? Cooperativa Marialvense dos Fruticultores, ANFRUT ? Associação Norte Noroeste Paranaense dos Fruticultores, SEBRAE e Câmara Municipal. Patrocínio: FAEP ? Federação da Agricultura do Estado do Paraná, SENAR, Sindicato Rural Patronal de Marialva, Ferrari Zagatto, Irrigafort, Telaplast, Bayer CropScience, Programa Mais Qualidade, Felco, Cross Link, Hidroparaná Poços Artesianos, Domene Agropecuária, Du Pont do Brasil, Zacarias Grandes Marcos, Ubyfol e Ihara.

Durante todo o dia, os produtores tiveram a oportunidade de participar de palestras técnicas, demonstração de máquinas, almoço, dentre outras atividades.

O encontro contou com a presença do prefeito Edgar Silvestre - Deca; vice-prefeita Antonieta Bellinati Perez; presidente da Câmara Municipal, Valdemir Abílio de Brito (Miro do Cartório); secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valdinei Cazelato; Chefe do Núcleo Regional da SEAB ? secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento; Romualdo Carlos Faccin; Coordenador Estadual de Fruticultura da Emater, José Odair Mazia; chefe do escritório local da Emater, Silvia Capelari; Presidente da ANPEF, Werner Genta; presidente do Sindicato Rural Patronal, Lindalvo José Teixeira; produtor rural Pedro Nakata ? representando todos os produtores; dentre outras autoridades.

"Não é uma crise em cima de duas geadas que vai desanimar nossos produtores de uva, que já enfrentaram chuvas de pedra que acabaram com os parreirais, secas e outros problemas comuns na agricultura e nunca desistiram", disse o prefeito Edgar Silvestre ? Deca, afirmando que não acredita que a continuidade da viticultura no município está correndo risco.

Em seu discurso o prefeito disse que os problemas que os viticultores vivem em consequências das geadas de julho e agosto, podem trazer algum desânimo, levar muitos a pensar em culturas paralelas, mas a produção de uva fina de mesa continuará sendo o carro-chefe da agricultura no município.

Representantes da secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Emater e outros órgãos parceiros defenderam que o momento é propício para levar os produtores a pensar em associativismo.

Mais informações na secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através do telefone, (44) 3232-4443.

 Galeria de Fotos

 Veja Também