Mutiro, de 31 de maro e 4 de abril, contar com oficinas, palestras, orientaes sobre declarao anual e formalizao, em aproximadamente 80 locais de atendimento no Estado

Sebrae e Prefeitura promovem Semana do Microempreendedor Individual

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 226 vezes


Ouvir matéria

De 31 de maro a 4 de abril, o Sebrae e o Governo Municipal de Marialva ? via Secretaria de Indstria, Comrcio e Desenvolvimento Econmico, realizam mais uma edio da Semana do Microempreendedor Individual. O evento, que acontece simultaneamente em todo o Pas, movimentar cerca de 70 cidades do Paran, totalizando aproximadamente 80 locais de atendimento, entre Salas do Empreendedor, Pontos de Atendimento ao Empreendedor e escritrios do Sebrae.

Nesses espaos, exclusivos para microempreendedores individuais e futuros microempreendedores individuais, aqueles com faturamento bruto anual de at R$ 60 mil, sero oferecidos, gratuitamente, servios de orientao, capacitao e formalizao.

Neste ano, a Semana do Microempreendedor Individual comemora os cinco anos da figura jurdica do microempreendedor individual, instituda por lei em 2009. Por isso, o foco das aes ser voltado capacitao dos empresrios, conforme explica a coordenadora estadual de Empreendedorismo do Sebrae/PR, consultora Carla Selva. ?Durante todo esse tempo, o Sebrae trabalhou pesado para conscientizar a populao sobre a importncia da formalizao e hoje, cinco anos depois, temos mais de 3,8 milhes microempreendedores individuais atuando em conformidade com a legislao, em todo o Brasil. Agora, nosso objetivo prepar-los para garantir a sobrevivncia de seus negcios e a melhoria da gesto?, afirma.

Por conta disso, o Sebrae vai reforar capacitaes ofertadas aos microempreendedores individuais. Sero disponibilizadas oficinas, com quatro horas de durao, sobre vendas, controle de caixa, planejamento e empreendedorismo, alm de palestras explicativas sobre como criar modelos de negcios.

Neste ano, a Semana do Microempreendedor Individual, que tradicionalmente acontece no ms de julho, foi antecipada em funo da Copa do Mundo. Carla Selva destaca a importncia da participao dos microempreendedores. ?Trata-se de uma fora-tarefa que faremos para auxiliar os empresrios na gesto e sustentabilidade dos seus negcios. uma grande oportunidade para se fortalecer como empresrio?, afirma.

Marialva

Em nosso municpio, o atendimento acontece na Secretaria de Indstria, Comrcio e Desenvolvimento Econmico, que est atendendo junto ACIMAR ? Associao Comercial e Empresarial de Marialva, na Rua Atlio Ferri, centro, em frente ao Banco do Brasil.

Declarao anual

Durante a Semana do Microempreendedor Individual, tambm ser dada ateno especial aos empreendedores que precisam fazer a declarao anual do Simples Naciona. O prazo termina no dia 31 de maio e a prestao de contas obrigatria. Para fazer a declarao, preciso ter em mos o certificado de condio de microempreendedor individual, os relatrios de receita bruta, preenchidos e referentes ao exerccio de 2013, com as notas fiscais e extratos dos carto de crdito anexos a esses relatrios. Quem no fizer a declarao ficar sujeito multa mnima de R$ 50.

Maiores informaes: (44) 8811-4233.

 Galeria de Fotos

 Veja Também