Saúde

Projeto de terapia com cavalos é lançado em Marialva

Sexta-feira, 05 de outubro de 2018

Última Modificação: 16/10/2018 10:28:09 | Visualizada 1106 vezes

Pacientes do SUS na cidade agora podem ter acesso à Equoterapia, após cerimônia emocionante de lançamento


Ouvir matéria

Nesta sexta-feira, 5 de outubro, a Prefeitura promoveu o lançamento do projeto de Equoterapia de Marialva, que já teve início com a seleção de 12 praticantes distribuídos entre as oito equipes do Programa Saúde da Família. Eles serão tratados inicialmente por seis meses e, após avaliação dos resultados, o tratamento poderá ser efetivado e estendido na cidade.

Praticantes

Entre os escolhidos, está Rodrigo Nunes dos Santos, de 29 anos. Ele perdeu a fala e os movimentos do lado direito do corpo após um acidente de moto, há três anos. Com gestos, manifestou sua alegria em estar participando do projeto, após ser perguntado se estava gostando. A mãe, Terezinha Aparecida de Freitas dos Santos afirmou que espera grandes resultados. “Depois do primeiro dia, vi nele a expressão de alegria, e o que mais me chamou a atenção foi que, depois de três anos, pela primeira vez ele tomou um copo de água sozinho”, contou, emocionada.

Também vítima de acidente de moto, só que há um ano, o jovem Fernando Junior Paredes, de 23 anos, ficou com o lado esquerdo paralisado e também está entre os praticantes da Equoterapia de Marialva. Ele conta que, no início, ficou com um pouco de medo do cavalo, mas agora perdeu o medo. “Estou gostando muito”, manifestou, para a alegria dos pais, Pedro Martins Paredes e Maria de Fátima Ribeiro Paredes.
Além deles, outros 10 foram selecionados, ou por questões físicas, ou intelectuais, inclusive o Transtorno do Espectro Autista, com grandes resultados de acordo com a equipe responsável.

Esforço de várias mãos

A Administração Municipal abraçou o projeto desde o início, quando foi apresentado primeiramente aos técnicos da Saúde e ao secretário da pasta, José Orlando Villa, e depois ao prefeito Victor Martini. “É um momento de grande alegria para nós, porque nos emocionamos com os casos e vemos que a Equoterapia é uma esperança de alívio para esses tratamentos”, discursou o secretário, lembrando que – no Paraná – além de Marialva, somente Irati possui esse tipo de terapia.

A vereadora Josiane Luiz da Silva também se comoveu com as possibilidades que a Equoterapia abre à Saúde Pública de Marialva, e teve papel importante na implantação do projeto. “Os resultados são incríveis no sentido de como podem aliviar a dor e o sofrimento dessas famílias”, afirmou.

A fisioterapeuta Cynthia de Oliveira, proprietária do Centro de Equoterapia Anjos de Deus, onde está sendo realizado o projeto, emocionou-se ao lembrar dos resultados já atingidos em tão pouco tempo, e também do grande esforço realizado para que seu espaço se instalasse em Marialva.

O prefeito Victor Martini agradeceu a toda a equipe responsável, e diversos profissionais da Saúde de Marialva estavam na plateia. “Esse é um investimento muito importante, mas estamos fazendo com os pés no chão, com previsão de avaliação dos resultados e com vistas a ampliação no futuro”, explicou. “Enquanto a Saúde enxergar as pessoas não como números mas com o olhar humano que é necessário, então vamos garantir atendimentos de cada vez melhor qualidade para a população”, concluiu.

A terapia

A Equoterapia é uma alternativa que tem crescido muito no apoio a diversos tratamentos de saúde, utilizando cavalos, e agora Marialva contará com esse tipo de terapia também. Consiste no uso do cavalo, dentro de uma abordagem multidisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais.

A ideia é promover ganhos físicos, psicológicos e educacionais, e contribuir para o desenvolvimento da força, do tônus muscular, da flexibilidade, do relaxamento, da conscientização sobre o próprio corpo e do aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Projeto de terapia com cavalos (Equoterapia) é lançado em Marialva Crédito: Assessoria de Comunicação
Legenda: Projeto de terapia com cavalos (Equoterapia) é lançado em Marialva

 Veja Também