Reunião decisiva

Comunidade e prefeito se reúnem em Curitiba para definir destino da Caraná

Quinta-feira, 18 de julho de 2019

Última Modificação: 23/07/2019 12:52:40 | Visualizada 1252 vezes

Estrada é objeto de impasse nos últimos dias, após determinação do DER para fechamento de um acesso da estrada à BR-376


Ouvir matéria

Nesta quarta-feira, 17, lideranças da comunidade da Estrada Caraná, acompanhadas do prefeito Victor Martini, do deputado estadual Evandro Araújo e dos vereadores Ricardo Vendrame, Wesley Araújo, Onésimo Bassan e Josiane da Silva, estiveram no Palácio Iguaçu, em Curitiba, em reunião com o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Guto Silva, e com diretores do DER da capital. O objetivo foi reivindicar soluções para a Estrada, que vem passando por um impasse após determinação do DER (Regional Maringá) de fechamento de um acesso da via à BR-376.

O fechamento acaba impactando severamente a comunidade, que depende de um bom fluxo entre as mais de 200 propriedades ali existentes e a cidade, tanto no escoamento da produção (dividida entre várias culturas, tais como uva, soja, milho, trigo, cana, flores, café, entre outras), quanto no transporte escolar, assistência técnica para maquinários agrícolas, etc.

O chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, se comprometeu a levar o tema ao governador Ratinho Junior e a colocar no contrato da próxima concessão da BR-376, que será firmado em 2021, a construção de uma trincheira no cruzamento da Estrada Caraná com a BR-376. Após isso, a obra poderá ser licitada, conforme as prioridades da concessionária e do Governo do Estado.

Enquanto isso, o Governo se comprometeu a buscar meios com a Polícia Rodoviária Federal de instalar um redutor de velocidade antes do acesso da via marginal que liga a Estrada Caraná ao trecho da BR-376 onde há um retorno para Marialva, bem como será verificada a provável abertura desse acesso, que foi novamente fechado pela Viapar, por determinação do DER.

Com isso, os pleitos que a comunidade e o prefeito Victor Martini queriam foram bem encaminhados. "Saio daqui satisfeito, pois parece que conseguimos sensibilizar o chefe da Casa Civil e os representantes do DER de que esse acesso traz mais benefícios a todos do que malefícios, principalmente se levarmos em conta que os acidentes reportados não ocorreram ali naquele trecho", afirmou o prefeito Victor Martini. "Nossos pedidos da reabertura do acesso, da instalação do redutor de velocidade e da inclusão da obra da trincheira no próximo contrato de concessão foram bem recebidos pelo Governo do Estado, mas seguiremos acompanhando de perto esse assunto", acrescentou.

Confira no vídeo abaixo alguns pontos principais da reunião:

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

Comunidade e prefeito se reúnem em Curitiba para definir destino da Caraná Crédito: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
Legenda: Comunidade e prefeito se reúnem em Curitiba para definir destino da Caraná

 Galeria de Fotos

 Veja Também