ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Novo fluxo

Saúde de Marialva altera fluxo de atendimentos por conta do novo coronavírus

Segunda-feira, 23 de março de 2020

Visualizada 535 vezes

Para evitar uma possível falta de atendimentos, os atendimentos de livre demanda foram descentralizados, e os agendamentos suspensos por tempo indeterminado


Os atendimentos do SUS de Marialva terão um novo fluxo de atendimento, por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Todas as consultas eletivas (aquelas que não são de urgência e emergência) foram canceladas e, os agendamentos, suspensos por tempo indeterminado.

“Com isso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão dedicadas, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h, exclusivamente aos atendimentos de livre demanda de urgência, desde que não sejam quadros complexos nem tenham relação com quadros respiratórios ou suspeitas de COVID-19”, explica o secretário municipal de Saúde, José Orlando Villa. Isso inclui os casos de suspeita de dengue.

Outra novidade é que a UBS Regência se transforma, a partir desta segunda-feira, 23 de março, em uma unidade 24 horas. A equipe do Regência atenderá os mesmos tipos de casos citados acima, mas sem a limitação de horário das outras UBS.

Todas as UBS estão trabalhando agora sem intervalo de almoço. Importante: durante o dia, você deverá ser atendido pela UBS da sua área de abrangência. Só após as 17h é que a UBS Regência pode ser procurada por todos os marialvenses.

O Pronto-Atendimento Municipal, no Jd. Eldorado, ficará destinado aos atendimentos de sintomas respiratórios e suspeitas do novo coronavírus, além de emergências médicas, como infartos, acidentes, fraturas e surtos psiquiátricos.

Mais detalhes sobre esse novo fluxo está nos anexos desta notícia (ou você pode clicar aqui para acessar).

Urgências x Emergências

Para esclarecer melhor o novo fluxo, entenda a diferença entre urgências e emergências: as urgências são os atendimentos que não oferecem risco imediato à vida, como mal-estar, dores, suspeitas de dengue, entre outros, mas que devem ser atendidos no curto prazo para os quadros não se agravarem.

Já as emergências são quadros complexos, como infartos, acidentes e crises em geral que ponham a vida em perigo iminente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

O Pronto-Atendimento Municipal ficar exclusivo para sintomas respiratrios e quadros graves, como acidentes entre outros Credito: Assessoria de Comunicao da Prefeitura de Marialva

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias