Novo decreto

Prefeitura segue Decreto Estadual e edita novas normas para enfrentar a Covid-19

Quinta-feira, 27 de maio de 2021

Última Modificação: 27/05/2021 14:54:51 | Visualizada 1921 vezes

O Decreto entra em vigor já nesta sexta-feira, dia 28, e vigora - em princípio - até 11 de junho


Ouvir matéria

Por conta do aumento do número de casos e internações por conta da Covid-19, publicou na última terça-feira, 25, um novo decreto que vale para todo o Estado, de nº 7716 (veja na íntegra aqui ou nos anexos desta notícia). O governador Ratinho Júnior ainda orientou as forças estaduais (polícias) a ajudar na fiscalização dos municípios.

 

Com isso, a Prefeitura de Marialva também editou nesta quinta-feira, 27, o Decreto nº 7472 (que você pode acessar nos anexos desta notícia, ou clicando aqui). As medidas são válidas já a partir desta sexta-feira, dia 28, e vão até 11 de junho, em princípio.

 

Confira os principais aspectos do novo decreto:

 

Toque de Recolher

Fica proibida a circulação em ruas, avenidas e praças públicas, das 20h às 5h, ressalvados os casos de deslocamento para exercício de atividades essenciais.

---

Geral

Comércio em geral, profissionais liberais, bancos e lotéricas podem funcionar de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h, desde que cumpram integralmente as determinações sanitárias e que respeitem a limitação de 50% da capacidade de público, priorizando sempre que possível o atendimento remoto, o serviço de entrega e o atendimento individualizado.

---

Alimentos 

- Mercados, supermercados, padarias, açougues e mercearias podem atender de segunda a sábado, das 6h às 20h, devendo ser respeitado o limite de 50% da capacidade, e sendo proibida aos sábados a venda de bebida alcoólica gelada e o consumo no local.
- Feiras livres, com funcionamento às segundas-feiras e quintas-feiras, das 15h às 20h, sendo permitido o consumo de alimentos, desde que resguardada a distância de 1,5m entre as pessoas, bem como as demais regras sanitárias e a capacidade de 50% do público.

---

Restaurantes 

Restaurantes, lanchonetes, pizzarias, sorveterias, lojas de açaí, carrinhos de lanche, food trucks, casas de massas, pesqueiros e bares poderão funcionar com capacidade de 50%, das 6h às 20h de segunda a sábado, podendo ter funcionamento 24h desde que por delivery (entrega). Fica proibida música ao vivo nesses locais. Nos domingos e feriados, só é permitido delivery. Já os estabelecimentos com estrutura de atendimento às margens de rodovias poderão funcionar das 6h às 22h, de segunda a domingo, com 50% da capacidade, ou 24h na modalidade de entrega.

---

Igrejas 

As igrejas poderão realizar reuniões de forma presencial, com as seguintes restrições:
- Capacidade de 50% do local.
- Duração máxima de 90 minutos.
- Uso obrigatório de máscaras.
- Obedecimento ao horário do "toque de recolher" (20h).

---

Bebidas Alcoólicas

Fica proibido o consumo e comercialização de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 20h às 5h, diariamente.

---

Festas, Reuniões e Comemorações

Ficam suspensas as seguintes atividades ou serviços:
- estabelecimentos destinados ao entretenimento ou a eventos culturais e atividades correlatas;
- estabelecimentos destinados a eventos sociais e atividades correlatas em espaços fechados, tais como casas de festas, de eventos ou recepções, bem como parques infantis e temáticos;
- estabelecimentos destinados a mostras comerciais, feiras de varejo, eventos técnicos, congressos, convenções, entre outros eventos de interesse profissional, técnico e/ou científico;
- reuniões com aglomeração de mais de 50 pessoas, incluindo eventos, comemorações, assembleias, confraternizações, encontros familiares ou corporativos etc.

---

Aulas e Cursos

- Continuam suspensas as aulas presenciais da rede pública de ensino municipal e estadual.
- Aulas e cursos presenciais da rede privada estão autorizadas, das 6h às 20h, de segunda a sexta, conforme art. 1º e 2º do Decreto nº 7.353/2021.

---

Órgãos Públicos e Autarquias

Órgãos públicos e autarquias continuam a atender com 30% da capacidade de público, priorizando agendamentos e atendimento remoto sempre que possível.

---

Salões de Beleza e afins

Funcionamento até as 20h, de segunda a sábado, sendo proibida a venda de bebidas alcoólicas por esses estabelecimentos. Os atendimentos deverão ser individualizados, mediante agendamento prévio, sendo vedada a permanência de clientes em sala de espera.

---

Esportes Coletivos

Ficam liberados, inclusive em clubes, associações e condomínios, desde que sem plateia, das 6h às 20h, de segunda a sexta. Protocolos:
- Jogadores só poderão retirar as máscaras enquanto durar a partida.
- Proibidas rodas de aquecimento e confraternizações, bem como uso de vestiários, churrasqueiras e afins.
- Obrigatório disponibilizar álcool em gel 70% na entrada das praças esportivas e nas áreas comuns, como recepção, banheiro etc.
- Se o local possuir mais que um equipamento esportivo (campo de futebol, quadra etc.), só 50% dos equipamentos poderão ser usados simultaneamente.

---

Áreas de Lazer Públicas

Ficam liberadas, inclusive quadras esportivas, academias da terceira idade (ATIs), praças e campos de futebol, das 6h às 20h, de segunda a sexta, sendo proibida sua utilização aos sábados, domingos e feriados.

---

Academias de Ginástica

Poderão funcionar para práticas individuais e/ou coletivas, das 6h às 20h, de segunda a sábado, com capacidade de público de 30%.

---

Domingos e Feriado

Nos domingos (30/05 e 06/06) e no feriado de Corpus Christi (03/06), só poderão funcionar as seguintes atividades:
- Farmácias;
- Distribuidoras de água e gás;
- Postos de combustíveis, exceto lojas de conveniência;
- Clínicas médicas e veterinárias (somente para urgência e emergência);
- Segurança privada;
- Prestação de serviço de natureza emergencial.

---

Multas e penalizações 

O descumprimento do decreto e também de orientações do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho pode acarretar na cassação do alvará de funcionamento, bem como multa de R$ 300,00 a R$ 5.000,00.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

Prefeitura segue Decreto Estadual e edita novas normas para enfrentar a Covid-19 Crédito: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
Legenda: Prefeitura segue Decreto Estadual e edita novas normas para enfrentar a Covid-19

 Galeria de Fotos

 Veja Também