Quarta-feira, 02 de julho de 2025
Visualizada: 514 vezes
Nova dose aos 12 meses amplia proteção das crianças contra quatro tipos de meningococo
Ouvir matéria
A Prefeitura de Marialva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o esquema vacinal contra meningite em crianças foi atualizado conforme recomendação do Ministério da Saúde. A principal mudança é que, a partir de agora, a dose de reforço aos 12 meses será feita com a vacina meningocócica ACWY, e não mais com a vacina meningocócica C.
Com isso, o novo esquema de vacinação infantil passa a ser: primeira dose da meningocócica C aos 3 meses, segunda dose da meningocócica C aos 5 meses e, aos 12 meses, o reforço com a meningocócica ACWY. Essa atualização amplia a proteção contra quatro sorogrupos da bactéria meningococo: A, C, W e Y, sendo uma medida de prevenção mais eficaz contra formas graves da doença.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Débora Mori, a medida representa um avanço na proteção infantil. “Esta atualização no esquema vacinal representa um importante avanço na proteção das nossas crianças, garantindo imunização contra os quatro principais sorogrupos do meningococo e reduzindo riscos de forma significativa”, afirma.
Crianças que já tenham tomado a vacina meningocócica C como reforço aos 12 meses não precisam ser vacinadas novamente com a ACWY. Nestes casos, a próxima dose da vacina ACWY será aplicada na faixa etária de 11 a 14 anos. Já as crianças que perderam a dose de reforço aos 12 meses poderão receber a ACWY até completarem 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme orientações do Programa Nacional de Imunizações.
A prefeita de Marialva, Flávia Cheroni, reforça a importância da atualização da caderneta vacinal. “A Prefeitura mantém o compromisso com a saúde das crianças marialvenses. Pedimos que os pais verifiquem a caderneta de vacinação e procurem a unidade de saúde mais próxima para manter o esquema vacinal em dia”, destaca.
A vacina meningocócica ACWY está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Para mais informações, a população pode procurar a Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
Sala de Vacina da Clínica da Mulher terá horário estendido no dia 29 de julho
Marialva realiza ações de controle de escorpiões em bairros estratégicos
Atleta formada na escolinha municipal brilha no vôlei universitário americano