Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
Visualizada: 453 vezes
Ouvir matéria
A produção de alimentos com técnicas baseadas na agricultura orgânica é, sem duvida, uma realidade de ordem mundial. Vários são os países que se organizam buscando uma política de governo para tratar exclusivamente do desenvolvimento da agricultura com base nos princípios orgânicos.
Geralmente as pessoas associam o morango com uma cultura difícil e que utiliza grande quantidade de agrotóxicos na sua produção. Isso muitas vezes inibe o consumo da fruta. No entanto o cultivo orgânico de morangos se faz sem o uso de agrotóxicos, utilizando um sistema que utiliza apenas recursos naturais.
Cultivado no sistema convencional o morangueiro pode receber em média 45 pulverizações com agrotóxicos, motivo pelo qual já se encontra na lista negra dos alimentos campeões de resíduos químicos. Entretanto, a prática de alguns produtores orgânicos tem mostrado que existe viabilidade técnica, econômica, social e ecológica da produção orgânica de morango.
O morango orgânico é uma fruta limpa, saudável e com sabor intenso. Além disso, o cultivo natural possibilita uma melhor qualidade de vida e saúde dos produtores.
O fator econômico é outro atrativo para os produtores. Com oferta pequena e preço elevado, a procura dos consumidores aumenta a cada dia. Eles preferem pagar mais e ter certeza de estar consumindo um produto de qualidade que não fará mal a saúde.
Em Marialva o agricultor João Carlos Tertulino dos Santos, 41 anos, faz da produção de morangos, um complemento à renda familiar. Sua família, que se mudou do município de São Jorge do Patrocínio há 5 anos, possui uma pequena propriedade, localizada no km 03 da Estrada Vieira. Seus irmãos, José Carlos Tertulino dos Santos e Carlos Sérgio Tertulino dos Santos, também trabalham na propriedade, que possui cerca de
São cerca de
Perguntado sobre qual o segredo da qualidade e sabor intenso da fruta, o produtor respondeu. “A água é o segredo. Os morangos têm que ser irrigados todos os dias. Além disso, a fruta é orgânica mesmo. Não utilizo nenhum tipo de agrotóxico. Faço tudo com muito carinho e atenção”, ressaltou.
A Gerente da Emater de Marialva, Engenheira Agrônoma Silvia Capelari, explica que os morangos produzidos pelos métodos convencionais recebem grande quantidade de agrotóxicos e adubos para aumentar a produção podem ocasionar contaminação do solo e da água e intoxicar agricultores e consumidores. “O produto orgânico aproveita os recursos naturais da propriedade, minimizando a dependência e reduzindo custos”, destaca.
Maiores informações: (44) 3232 8354.