Quarta-feira, 06 de julho de 2022
Visualizada: 329 vezes
A decisão está baseada na lei municipal de autoria do poder executivo aprovada pelos vereadores e já sancionada pelo prefeito Victor Martini
Ouvir matéria
É claro que a foto que ilustra esta matéria é uma montagem. Não foram encontrados bisões soltos na cidade, a imagem foi manipulada justamente para chamar a sua atenção para estas informações importantes.
A Prefeitura de Marialva estabeleceu medidas administrativas de autorização de doação, venda ou leilão de animais de grande porte como cavalos, bois, búfalos e outros apreendidos pelo Poder Público nos termos da Lei Municipal 2522/2022, que dispõe sobre a apreensão de animais de grande porte soltos nas vias e logradouros Públicos da Zona Urbana e Rural do município.
Ao ser noticiado sobre esse tipo de animal solto na cidade, o poder público municipal fará o recolhimento, e este ficará sob custódia durante 10 (dez) dias. Ao final deste prazo, se não houver reclamação pelos proprietários, a Secretaria de Agricultura e Pecuária, por decisão administrativa, declarará o animal abandonado e fica autorizada a doação, venda ou leilão destes animais.
Poderão receber esses animais instituições sem fins lucrativos, pessoas físicas ou jurídicas, cujo interessado deverá apresentar RG, CPF, ou contrato social, comprovante de endereço e a comprovação de que possui local adequado para manter o animal.
A criação do animal só é permitida em Zona Rural ou em hospedaria de animais, onde o interessado deverá informar o local, podendo a Secretaria competente fazer eventuais vistorias caso necessário. Eventuais exames sanitários, quanto ao transporte do animal (em veículo adequado para o transporte de grandes animais), será de responsabilidade do tutor.
Os beneficiados pela doação deverão assinar termo de responsabilidade e de Transferência de Guarda por prazo indeterminado, com a identificação do animal recebido. No termo de Transferência de Guarda deverá constar que o animal não poderá, em hipótese alguma, ser vendido nem doado a terceiros, além de não ser submetido a trabalho de tração animal.
A guarda poderá ser retomada pelo poder público a qualquer momento se isto for necessário ao bem-estar do animal em caso de constatação de maus tratos pelo beneficiário. Poderão ser realizadas parcerias, convênios e cooperações técnicas com instituições de ensino, entidades governamentais e não governamentais, profissionais da área, com a finalidade de viabilizar a execução de projetos voltados ao Bem-Estar Animal.
Fonte: Comunicação
Marialva realiza melhorias em ponte de acesso ao Pesqueiro do Baio
Rodada do Campeonato Municipal agita os campos de Marialva neste sábado
Projeto Fios de Esperança retoma atividades com apoio da Prefeitura de Marialva