Sexta-feira, 30 de maio de 2025
Visualizada: 534 vezes
A Conferência reforça o compromisso da administração municipal com o combate à discriminação, ao racismo e às diversas formas de intolerância
Ouvir matéria
A Prefeitura de Marialva, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, promoveu na tarde da última quinta-feira (29), no Salão do Idoso, a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.
O evento reuniu autoridades, lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais e população em geral, que participaram ativamente das discussões sobre políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial no município.
A abertura contou com a presença da Prefeita Flávia Cheroni, do Vice-Prefeito Wanderley Moraes, das vereadoras Graziele Scaliante e Natália Simmer, da Secretária de Assistência Social Edilaine Freschi, além de importantes nomes no cenário da igualdade racial, como o Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPIR-PR), Aloísio Justino do Nascimento, e da palestrante da conferência, Cleuza Souza Theodoro, referência no movimento negro do Paraná.
Durante a palestra magna, Cleuza destacou a importância do enfrentamento ao racismo estrutural e das ações de reparação histórica, fundamentais para garantir igualdade de oportunidades para a população negra, povos indígenas, povos ciganos, comunidades quilombolas e de matriz africana.
Ela também ressaltou que, apesar dos avanços, as desigualdades raciais ainda são uma realidade no Brasil e que cabe às gestões públicas criarem políticas permanentes de inclusão, combate ao racismo e valorização da diversidade cultural.
Eixos discutidos: Democracia, Justiça Racial e Reparação
Após a palestra, os participantes foram divididos em três grupos de trabalho, cada um focando em um dos eixos centrais da conferência:
Conselho Municipal e delegados para a Conferência Estadual
Ao final dos trabalhos, foi realizada a eleição dos membros que irão compor o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Marialva (COMPIR), órgão criado pela Lei nº 2527/2022, de caráter consultivo, propositivo e fiscalizador.
O COMPIR será composto de forma paritária, com representantes do poder público e da sociedade civil organizada, garantindo que as pautas da igualdade racial sejam discutidas e acompanhadas permanentemente dentro da administração municipal.
Também foram eleitos os delegados que representarão Marialva na VI Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR). Foram escolhidos:
Por que isso é importante para Marialva?
Promover a igualdade racial não é apenas um dever legal, mas também uma responsabilidade ética e social. Ao discutir e implementar essas políticas, Marialva dá passos concretos para construir uma cidade mais justa, democrática e acolhedora para todos.
As diretrizes debatidas na conferência visam garantir que toda a população, independentemente de sua origem étnico-racial, tenha acesso igualitário às oportunidades de trabalho, educação, saúde, cultura e desenvolvimento social.
A Conferência reforça o compromisso da administração municipal com o combate à discriminação, ao racismo e às diversas formas de intolerância, além de consolidar as bases para que futuras gerações cresçam em uma sociedade onde o respeito à diversidade seja regra, e não exceção.
Fonte: Comunicação
3ª Caminhada de Combate ao Feminicídio será realizada em Marialva no dia 22 de julho
Todos Juntos na Prevenção acontece neste sábado na Praça Santos Dumont
Secretaria Municipal de Assistência Social informa suspensão nos atendimentos