Quarta-feira, 18 de junho de 2025
ÚVisualizada: 754 vezes
A ação foi parte das medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya
Ouvir matéria
A Prefeitura de Marialva, por meio da equipe de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quarta-feira, dia 18 de junho, um grande mutirão de limpeza no Residencial Zambaldi. A ação foi parte das medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Durante o mutirão, a participação da comunidade foi essencial. Muitos moradores colaboraram colocando entulhos e materiais inservíveis nas calçadas, o que possibilitou a retirada de cerca de 50 mil quilos (50 toneladas) de lixo, entulho e outros objetos acumulados que poderiam servir de criadouros para o mosquito. No total, foram seis caminhões carregados de resíduos retirados da região.
O cenário encontrado nos quintais preocupou a equipe: havia muito lixo acumulado e diversos focos do mosquito foram eliminados. A ação reforça o compromisso da Prefeitura em combater a proliferação do mosquito e proteger a saúde da população.
Boletim atualizado da dengue em Marialva (01/01 a 14/06/2025):
• Notificações: 681
• Casos em análise: 133
• Casos descartados: 361
• Casos confirmados: 187 (+13 novos casos na última semana)
Marialva está em alto risco de epidemia de dengue, mas a Prefeitura segue fazendo a sua parte, o combate à dengue também depende da colaboração de toda a população. Evite o acúmulo de água, mantenha os quintais limpos e denuncie possíveis focos pelo Disque 156.
Fonte: Comunicação
Parar de fumar é possível: novo grupo de apoio une acolhimento e práticas terapêuticas em Marialva
Marialva aplica dose zero da vacina contra o sarampo; entenda