Sexta-feira, 27 de junho de 2025
Visualizada: 593 vezes
Evento contou com a presença de representantes da sociedade civil e palestra da mestre em Gerontologia Social, Maria Cristina Araújo de Brito Cunha
Ouvir matéria
A Prefeitura de Marialva, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou a Conferência Municipal da Pessoa Idosa, promovendo um espaço de escuta, debate e construção coletiva de propostas voltadas ao envelhecimento digno e participativo. O evento aconteceu com a presença de representantes da sociedade civil, autoridades locais, conselheiros e profissionais da área.
A conferência teve como tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, e abordou cinco eixos fundamentais: financiamento das políticas públicas; proteção à vida e à saúde da pessoa idosa; enfrentamento à violência e ao abandono; participação social e comunitária; e fortalecimento dos conselhos de direitos como política de Estado.
A programação contou com uma palestra ministrada por Maria Cristina Araújo de Brito Cunha, mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP, especialista em Administração de Recursos Humanos, e com mais de 30 anos de experiência profissional no setor público. A palestrante destacou a importância de políticas públicas baseadas em diagnóstico e planejamento, especialmente voltadas à população idosa.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Edilaine Freschi Moraes, destacou a relevância do evento: "Esta conferência é um espaço de diálogo essencial para garantir que os direitos das pessoas idosas sejam discutidos com responsabilidade, sensibilidade e participação ativa da comunidade. A escuta da sociedade civil é fundamental para a construção de políticas públicas mais justas e inclusivas."
Além de fortalecer o controle social, o encontro permitiu a elaboração de propostas que serão levadas às etapas intermunicipal e estadual, contribuindo para a formulação de políticas públicas em níveis mais amplos.
A prefeita Flávia Cheroni e o vice-prefeito Subtenente Wanderley também acompanharam o evento. A prefeita destacou a importância da valorização da pessoa idosa no planejamento das ações do município. "Cuidar da nossa gente é também olhar com atenção para quem tanto já contribuiu com a nossa história. A conferência reforça nosso compromisso com a dignidade, o respeito e a inclusão das pessoas idosas em todas as esferas da vida pública", afirmou.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
Palestra do Agosto Lilás reúne adolescentes no Cine Teatro de Marialva
CRAS abre inscrições para novas turmas do curso gratuito de Culinária
3ª Caminhada de Combate ao Feminicídio será realizada em Marialva no dia 22 de julho