Quarta-feira, 02 de julho de 2025
ÚVisualizada: 56 vezes
Nova dose aos 12 meses amplia proteção das crianças contra quatro tipos de meningococo
Ouvir matéria
A Prefeitura de Marialva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o esquema vacinal contra meningite em crianças foi atualizado conforme recomendação do Ministério da Saúde. A principal mudança é que, a partir de agora, a dose de reforço aos 12 meses será feita com a vacina meningocócica ACWY, e não mais com a vacina meningocócica C.
Com isso, o novo esquema de vacinação infantil passa a ser: primeira dose da meningocócica C aos 3 meses, segunda dose da meningocócica C aos 5 meses e, aos 12 meses, o reforço com a meningocócica ACWY. Essa atualização amplia a proteção contra quatro sorogrupos da bactéria meningococo: A, C, W e Y, sendo uma medida de prevenção mais eficaz contra formas graves da doença.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Débora Mori, a medida representa um avanço na proteção infantil. “Esta atualização no esquema vacinal representa um importante avanço na proteção das nossas crianças, garantindo imunização contra os quatro principais sorogrupos do meningococo e reduzindo riscos de forma significativa”, afirma.
Crianças que já tenham tomado a vacina meningocócica C como reforço aos 12 meses não precisam ser vacinadas novamente com a ACWY. Nestes casos, a próxima dose da vacina ACWY será aplicada na faixa etária de 11 a 14 anos. Já as crianças que perderam a dose de reforço aos 12 meses poderão receber a ACWY até completarem 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme orientações do Programa Nacional de Imunizações.
A prefeita de Marialva, Flávia Cheroni, reforça a importância da atualização da caderneta vacinal. “A Prefeitura mantém o compromisso com a saúde das crianças marialvenses. Pedimos que os pais verifiquem a caderneta de vacinação e procurem a unidade de saúde mais próxima para manter o esquema vacinal em dia”, destaca.
A vacina meningocócica ACWY está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Para mais informações, a população pode procurar a Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
Confira o boletim da dengue desta semana, referente ao período do início do ano até o último sábado
Parar de fumar é possível: novo grupo de apoio une acolhimento e práticas terapêuticas em Marialva