Dengue

Marialva recebe curso sobre nova técnica de monitoramento da dengue com uso de ovitrampas

Quinta-feira, 07 de agosto de 2025

Visualizada: 87 vezes

Agentes de Endemias dos municípios de Marialva, Sarandi e Mandaguari participarão de um curso intensivo promovido pela 15ª Regional de Saúde do Paraná


Ouvir matéria

Na próxima segunda-feira, dia 11 de agosto, às 8h30, a Casa da Cultura de Marialva receberá um evento fundamental para o fortalecimento das ações de combate à dengue. Agentes de Endemias dos municípios de Marialva, Sarandi e Mandaguari participarão de um curso intensivo promovido pela 15ª Regional de Saúde do Paraná, com foco na capacitação para a implantação da técnica de monitoramento entomológico com armadilhas de oviposição — as ovitrampas.

 

 

A capacitação terá dois dias de duração e será conduzida pelos técnicos da Vigilância Ambiental em Saúde. O objetivo é preparar os agentes para a implementação do novo modelo de vigilância ativa, que se baseia na instalação de ovitrampas — recipientes específicos que coletam os ovos do mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus.

 

 

A técnica, já utilizada com sucesso em outras regiões do Brasil, permite detectar precocemente a infestação dos mosquitos e direcionar com mais eficiência as ações de controle vetorial. As ovitrampas possibilitam uma leitura precisa da densidade populacional do vetor e sua distribuição geográfica, tornando as ações de combate à dengue mais assertivas e eficazes.

 

 

A ação segue a Nota Técnica nº 12/2023 da SESA/PR, atualizada em março de 2025, que regulamenta a adesão à metodologia e orienta os municípios na implementação da vigilância entomológica com armadilhas de oviposição.

 

Fonte: Comunicação

 Galeria de Fotos

 Veja Também