Práticas Integrativas e Complementares

Projeto Marialva + Saudável leva atendimento terapêutico a escolas da rede municipal

Quinta-feira, 04 de setembro de 2025

Visualizada: 209 vezes

A iniciativa busca promover o bem-estar físico, emocional e mental dos educadores, que diariamente se dedicam ao desenvolvimento das crianças e jovens da cidade


Ouvir matéria

 

A Prefeitura de Marialva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando o alcance do projeto Marialva + Saudável, levando atendimentos terapêuticos diretamente às escolas da rede municipal. A ação tem como foco o cuidado com os professores e demais profissionais da educação, oferecendo práticas integrativas e complementares (PICs) no próprio ambiente de trabalho.

 

 

A iniciativa busca promover o bem-estar físico, emocional e mental dos educadores, que diariamente se dedicam ao desenvolvimento das crianças e jovens da cidade. Com sessões de terapias naturais como auriculoterapia, reflexoterapia, aromaterapia, meditação, arteterapia, entre outras, os atendimentos visam aliviar sintomas como estresse, ansiedade, dores crônicas e melhorar a qualidade de vida desses profissionais.

 

 

A ação nas escolas faz parte da expansão do projeto, iniciado em fevereiro de 2024, e que já demonstrou resultados significativos. Em apenas 49 dias úteis, foram realizados 261 atendimentos no Centro de Especialidades e aplicadas aproximadamente 2.400 terapias.

 

 

A médica responsável pelo projeto, Dra. Bárbara Barros, explica que o Marialva + Saudável está alinhado à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização Mundial da Saúde.

 

 

“Cuidar da saúde de quem cuida dos outros é uma prioridade. Levar as terapias até as escolas é uma forma de fortalecer o autocuidado, prevenir doenças e valorizar nossos profissionais da educação”, destaca.

 

 

Além dos atendimentos nas escolas, o projeto também oferece sessões individuais no Centro de Especialidades, com até 10 aplicações por pessoa em sessões de 1h30. Também estão sendo promovidas oficinas semanais com grupos específicos, como gestantes, idosos e tabagistas, com resultados positivos no combate ao tabagismo e melhora da saúde mental.

 

 

O projeto conta com terapeutas voluntários, profissionais capacitados e estagiários do curso de Práticas Integrativas e Complementares da UniCesumar, além do apoio de instituições como a Digital Quantum e o IDR-Marialva.

 

 

A meta do Marialva + Saudável é alcançar 1.200 atendimentos diretos até o fim do primeiro ano, beneficiando até 10% da população marialvense e consolidando-se como uma referência em saúde preventiva e humanizada.

 

 

Quer agendar seu atendimento?

Entre em contato com o Centro de Especialidades:
 Av. Mário Gallo, 848 – Jardim Eldorado
 (44) 3090-6411 |

Fonte: Comunicação

 Galeria de Fotos

 Veja Também