Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026
Visualizada: 14 vezes
Na manhã desta segunda-feira, dia 2 de fevereiro foi realizado um ciclo de palestras para profissionais da educação
Ouvir matéria
A Prefeitura de Marialva, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu a abertura oficial do Ano Letivo de 2026 com a realização da Jornada Pedagógica, um encontro voltado à formação, integração e alinhamento dos profissionais da rede municipal de ensino. O evento reúne gestores, professores, coordenadores, diretores e autoridades locais para debater práticas educacionais, gestão escolar e os desafios do cotidiano pedagógico.
A programação contou com a presença da prefeita Flávia Cheroni, o vice-prefeito Wanderley Moraes, a secretária de Educação Rosi Basseto Sena, representantes religiosos e vereadores.
Entre os destaques do encontro a palestra “Transformando Desafios em Oportunidades”, ministrada por Claudia Carvalho, mestre em Neurociência pela Florida Christian University (EUA), com mais de 40 anos de atuação no sistema cooperativista, autora de livros e especialista em comunicação e desenvolvimento humano. A palestrante já realizou mais de 350 treinamentos e é reconhecida por seu trabalho na formação de lideranças.
Após o intervalo para coffee break, a programação seguiu com a palestra “A função do professor, do coordenador e do diretor no processo de ensino e aprendizagem e sua articulação com a avaliação e o funcionamento do VAAR”, conduzida por Márcia Aparecida Baldini. Mestre em Educação, a especialista possui ampla experiência em políticas públicas educacionais, gestão escolar e formação de professores, além de atuação destacada na União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR) e em redes nacionais de articulação educacional.
No evento, também, os educadores tiveram orientações sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) que é um fundo especial, de caráter permanente e contábil, que redistribui recursos para financiar a educação pública básica no Brasil, desde creches até o ensino médio. Composto por 27 fundos estaduais, ele vigora com o objetivo de reduzir desigualdades, utilizando impostos de estados e municípios, além da complementação da União.
De acordo com a Secretaria de Educação, a Jornada Pedagógica é um momento estratégico de planejamento e capacitação, reforçando o compromisso do município com a valorização dos profissionais e a melhoria contínua da qualidade do ensino ofertado aos alunos de Marialva.
Fonte: Comunicação
Escolinhas esportivas de Marialva iniciam atividades no dia 9 de fevereiro