Terça-feira, 03 de fevereiro de 2026
Visualizada: 20 vezes
O pagamento de meio salário mínimo vai para a pessoa que se dedica exclusivamente em cuidar de um familiar idosos dependente em sua própria casa.
Ouvir matéria
O Governo do Estado do Paraná iniciou o pagamento do programa Bolsa Cuidador Familiar, uma iniciativa que oferece apoio financeiro a familiares que dedicam tempo integral aos cuidados de pessoas idosas em situação de fragilidade ou dependência. Ainda em fase piloto, o projeto concede o valor equivalente a meio salário mínimo nacional, atualmente R$ 810,50, com base no piso de R$ 1.621,00 em 2026.
Os repasses começaram em dezembro de 2025 e, nesta primeira etapa, o programa está sendo executado em 20 municípios paranaenses, com previsão de ampliação gradual conforme o mapeamento de novas demandas no Estado.
Em Marialva, 15 pessoas estão recebendo o benefício. Desse total, 13 ingressaram no programa em dezembro de 2025 e duas começaram a receber em janeiro de 2026, garantindo suporte financeiro às famílias e contribuindo para melhores condições de cuidado e qualidade de vida aos idosos atendidos.
No Paraná, 141 cuidadores familiares já recebem o benefício — sendo 110 mulheres e 31 homens — reconhecendo o papel essencial dessas pessoas na rotina de assistência diária aos idosos, muitas vezes assumindo integralmente a responsabilidade pelo cuidado.
Quem pode receber
Para ter direito ao benefício, o cuidador deve ter 18 anos ou mais; residir no mesmo domicílio da pessoa idosa; estar inscrito e com cadastro atualizado no CadÚnico e integrar família com renda per capita de até um salário mínimo nacional.
Já a pessoa idosa precisa apresentar fragilidade clínico-funcional registrada no Sistema de Informação da Pessoa Idosa do Paraná (SIPI/SESA); não estar institucionalizada em asilo ou abrigo de longa permanência e estar incluída no CadÚnico.
O Bolsa Cuidador Familiar integra o conjunto de políticas públicas estaduais voltadas à valorização do cuidado, à promoção da dignidade da pessoa idosa e ao fortalecimento da rede de proteção social, reconhecendo o trabalho dos familiares que exercem papel fundamental no acolhimento e na atenção diária.
Foto: Ricardo Ribeiro - AEN-PR
Fonte: Comunicação
Prefeitura de Marialva abre Ano Letivo 2026 com Jornada Pedagógica