DESCARTE IRREGULAR

Prefeitura está notificando moradores que não descartam galhos corretamente

Terça-feira, 02 de maio de 2023

Última Modificação: 04/05/2023 14:27:50 | Visualizada 356 vezes

O serviço de limpeza do município não irá retirar materiais que não sejam lixo doméstico


Ouvir matéria

 

A Prefeitura de Marialva tem acompanhado com alguma preocupação diversas situações em que moradores realizam podas de árvores e deixam os restos em ruas, calçadas, canteiros e terrenos. É importante ressaltar que esta conduta vai contra o Código de Posturas do Município (Lei nº 356/2021), que deixa claro que o recolhimento de lixo por parte da Administração se limita aos resíduos domésticos, sendo os demais tipos de resíduos (industriais, entulhos, galhos etc) de responsabilidade dos particulares.

 

 

FISCALIZAÇÃO E SINALIZAÇÃO

A Prefeitura está mobilizando equipes para notificar e multar aqueles que continuarem contrariando a lei. Além disso, servidores estão realizando a sinalização dos locais onde há galhos e troncos abandonados, para que pedestres e motoristas fiquem atentos.

 

 

COMO DESCARTAR CORRETAMENTE?

Mas como cada um pode contribuir para deixar a cidade mais limpa? É simples! Se você efetuar poda em alguma árvore localizada no seu terreno, é só encaminhar os restos para o EcoPonto, localizado na Av. Dr. Eurico Barros, ao lado do Cemitério Municipal. Os horários de funcionamento vão das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 18h00 de segunda a sexta. Já nos sábados, abre às 7h30 e fecha às 11h30.

 

 

Lembrando que para realizar, por própria conta, poda em árvores localizadas em locais públicos (como calçadas), é necessária análise e autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para evitar enfraquecimento e morte prematura das árvores, o que pode provocar quedas acidentais no futuro. Para evitar qualquer problema do tipo, prefira solicitar a poda pelo 156 (ressaltando, somente para as árvores localizadas em locais públicos, como calçadas e praças).

 

 

OUTROS MATERIAIS

Lembrando que o EcoPonto também recebe móveis velhos, sucatas, entulhos e restos de construção (até 1m³ por mês por residência). Nunca abandone esses materiais na rua, sempre dê a destinação correta. Para dúvidas em relação ao EcoPonto, é só ligar para (44) 3232-7651 ou (44) 98453-1456 (WhatsApp).

 

 

Fonte: Comunicação

 Galeria de Fotos

 Veja Também