Evento foi realizado na ltima sexta-feira em So Jorge do Iva

Deca e Mari participaram do III Frum do Corredor do Iva

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 168 vezes


Ouvir matéria

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretrios municipais, representantes de rgo regionais do Governo do Paran, de ONGs, UEM e instituies de ensino superior, igrejas, entidades empresariais e comunitrias, estiveram reunidos no III Frum do Corredor do Iva, realizado na ltima sexta-feira, 19 de abril, em So Jorge do Iva.

O evento foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Maring/Prefeitura de Maring, Prefeitura de So Jorge do Iva, Associao dos Municpios do Setentrio Paranaense (Amusep) e Rede de Turismo Regional (Retur).

Durante o evento, o Movimento Pr-Rio Iva ganhou o apoio formal da Amusep e de prefeitos de municpios banhados pelo Rio Iva. O presidente da Amusep, Edgar Silvestre (Deca), prefeito de Marialva, j havia mobilizado a associao de municpios como organizadora do III Frum. Ele apoiou a aprovao do ?Protocolo Iva ? Compromissos com o Futuro Sustentvel?, que tem como primeiro ponto manter o Iva vivo, livre de hidreltricas e intervenes.

Ao lado de prefeitos da Amusep e de municpios de outras microrregies, Deca reafirmou que o Paran j deu a sua cota de sacrifcio ao Brasil para a gerao de energia. Os prefeitos defendem, ao lado do movimento, que o Iva se torne um berrio e permanea intocvel, como fonte de vida, turismo e desenvolvimento sustentvel.

O evento

O momento cultural do III Frum do Corredor do Iva foi organizado pela secretria de Cultura de Marialva, Antonia Celeste - Tuca, com os msicos Wilhans Elvis Silva, Antonio Pepato, Renan Borges e Darlei Schimitz (o vocalista). Eles cantaram a msica "Planeta gua" de Guilherme Arantes, foram aplaudidos em p e continuaram contando mais algumas msicas. A cultura um dos valores importantes do Movimento Pr-Rio Iva.

Tambm houve plantio de rvores na mata ciliar nas margens do rio Iva ? uma verdadeira declarao de amor pelo rio, a natureza e a vida e soltura de cerca de 21 mil peixes.

Uma exposio dos cartazes sobre o rio Iva, feitos pelos alunos do quinto ano da Escola Municipal So Jorge do Iva e exposio de telas dos alunos da artista plstica Dorotea Turquino, com o tema "O rio", deram tos especial ao frum.

Maiores informaes: (44) 3232 8354.

Colaborou: Diniz Neto (Amusep).

 Galeria de Fotos

 Veja Também