Saúde oferece grupos de apoio para quem deseja parar de fumar

Saúde oferece grupos de apoio para quem deseja parar de fumar

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 171 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde está iniciando dois GRUPOS DE CONTROLE AO TABAGISMO no mês de novembro, o primeiro inicia no dia 24 na UBS Jardim Regência e o segundo no dia 28 na UBS Conjunto Marialva II.
A expectativa é ter nesses dois grupos pelo menos 50 pessoas, que aguardam o inicio desse trabalho, segundo o secretário municipal de Saúde, José Orlando Villa, o objetivo é acabar com as filas de espera para grupos na atenção básica. A expectativa é que esses grupos se fortaleçam com a ajuda dos usuários e se tornem rotinas permanentes.
Segundo a Coordenadora Municipal do Programa de Controle do Tabagismo, Paula Kojina, até o meio de 2018 esses grupos devem estar ativos em todas as UBS. Ela orienta que para participar desses grupos que estão iniciando em novembro basta deixar na recepção da UBS Jardim Regência ou Conjunto Marialva II, o nome completo e telefone para contato que o profissional irá agendar a entrevista.
Todos os anos, mais de sete milhões de pessoas morrem em todo o mundo vítimas de doenças relacionadas ao tabaco, com o apoio do Ministério da Saúde, Marialva oferece tratamento gratuito aos dependentes como parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, que dura cerca de um ano e consiste em reuniões periódicas em grupos de apoio com uma equipe capacitada em oferecer um tratamento adequado para que os dependentes possam discutir o problema e com isso conseguir a cessação do tabagismo.
A abordagem cognitiva comportamental e a terapia medicamentosa são indicadas de acordo com a avaliação clínica de cada fumante e quando necessário o uso de medicamentos, estes são distribuídos gratuitamente para os pacientes por meio da secretaria de Saúde.

 Galeria de Fotos

 Veja Também