Secretaria de Sade considera satisfatrio resultado da campanha, que supera projeo do Ministrio da Sade, que previa imunizar 80% da populao com mais de 60 anos em todo pas. Entre os 399 municpios paranaenses, Marialva foi um dos 290 que superaram

Marialva vacina 96,1% dos idosos contra vrus da gripe

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 142 vezes


Ouvir matéria

A meta inicial da Secretaria de Saúde de Marialva de vacinar 3182 pessoas acima de 60 anos quase foi alcançada. “Imunizamos 3057 pessoas – ou 96,1% da população”, afirma o secretário de Saúde, João Dorival Garcia Gea, o Vavá. “O resultado da campanha foi mais que satisfatório”, acrescenta.

A campanha nacional desenvolvida pelo Ministério da Saúde previa vacinar 80% da população com mais de 60 anos em todo país. Dos 399 municípios paranaenses, Marialva está entre os 290 que superaram a meta do Ministério da Saúde. A campanha foi realizada entre 26 de abril e 16 de maio.

O objetivo da campanha foi vacinar o maior número possível de idosos contra a gripe. As pessoas com mais de 60 anos de idade estão muito vulneráveis às quedas bruscas de temperatura. Em 2007 foram vacinados 89% dos idosos do Estado. Este ano, esse número chegou quase a 90%.
O vírus da gripe é transmitido por meio de gotículas ao falar, espirrar ou tossir. O vírus sobrevive no meio ambiente por tempo variável e a transmissão acontece por meio do contato com superfícies contaminadas. Para se evitar a contaminação é necessário práticas simples de higiene como, por exemplo, lavando as mãos e arejando o ambiente.
O período de incubação do vírus é de 1 a 4 dias e a gravidade depende do indivíduo. O início é súbito e apresenta febre, calafrios, dores musculares, dor de cabeça e mal estar que podem durar de três a quatro dias. Após isso, ocorre dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal, com duração de poucos dias.

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também