Implantado em Marialva em outubro do ano passado, unidade se transformou em referência de segurança para a comunidade, prestando serviço eficiente e de qualidade com equipe altamente treinada

Bombeiro Comunitário garante tranqüilidade e segurança

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 144 vezes


Ouvir matéria

Desde que entrou em operação, em outubro do ano passado, o bombeiro comunitário de Marialva se transformou numa referência de segurança e tranqüilidade para a comunidade. “Estamos aptos a atender as mais diversas ocorrências, com uma equipe treinada e especializada”, afirma o diretor operacional da unidade, Nilson Macacari. 

 
O Programa Bombeiro Comunitário foi criado em 2004, por determinação do governador Roberto Requião, para atender os municípios que não têm a presença do bombeiro militar. O projeto piloto foi implantado em Pitanga, Lapa, Campina Grande do Sul e Prudentópolis. Atualmente está em 50 municípios.
 
“A parceria entre o governo estadual e prefeituras possibilitou esse atendimento, mas é fundamental destacar que o treinamento desses voluntários, que são funcionários municipais, é feito pelo Corpo de Bombeiro Militar”, diz o governador Roberto Requião.

 
O governo fornece para o município um caminhão com capacidade para 5 mil litros de água, e financia 80% das instalações. Os demais 20% são a fundo perdido. A prefeitura fica responsável pela adesão ao contrato, a escolha do terreno para a construção da sede e a seleção dos funcionários.
 
A importância do projeto se justifica considerando que apenas 8% dos municípios são atendidos por unidades do Corpo de Bombeiros. De 2004 a 2007 foram realizados mais de 30 mil atendimentos em todo o Estado, número que aponta para a decisiva contribuição que as unidades consagram à segurança das comunidades.
 
A unidade do bombeiro comunitário de Marialva atendeu este ano 121 ocorrências, prevalecendo captura e remoção de animais. Sob o comando do segundo sargento Júlio e direção operacional de Nilson Macacari, a unidade conta com um caminhão equipado para combate a incêndio.
 
“Nossos agentes comunitários são treinados para as mais diversas ações, o que inclui habilidades no socorro de vítimas de acidentes e sua condução a unidades hospitalares”, destaca Macari, acrescentando que o grupamento também funciona como referência para a Defesa Civil.
 
Isso significa que a unidade está treinada e equipada para ações de prevenção a incidentes climáticos e outras surpresas da natureza. “E estamos à disposição das escolas para fazer palestras sobre defesa civil e outros assuntos relacionados à segurança que estão dentro de nossa esfera de atuação”, diz Macacari.
 


 
 

 Galeria de Fotos

 Veja Também