Programa mantido pela Polcia Militar realizou mais uma solenidade de formatura, reforando trabalho de amplo alcance que valoriza a cidadania e prticas saudveis de convivncia social

Proerd forma mais 500 estudantes na resistncia s drogas e violncia

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 148 vezes


Ouvir matéria

 

O enfrentamento das drogas e da violência no âmbito da infância e da adolescência é desafio que se supera a cada dia, por meio de diversos recursos, a começar pela conscientização dos riscos e conseqüências do vício. Nesse contexto, a Polícia Militar do Paraná desenvolve programa exemplar junto a estudantes do ensino fundamental.
 
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) é referência de trabalho no sentido de alertar crianças e adolescentes sobre os malefícios de hábitos não apenas prejudiciais à saúde, mas principalmente à vida em sociedade. Os ensinamentos desses princípios chegaram a mais quase 500 estudantes.
 
Nesta segunda, 1º, na quadra do Colégio Anjos Custódios, foi realizada a solenidade de formatura de mais uma turma do Proerd. O programa é mantido pela Polícia Militar e este ano deve formar 140 mil estudantes em todo o Estado na prática de resistir aos apelos das drogas, cujo consumo leva à violência.
 
Durante a solenidade foram sorteadas três bicicletas e entrega de prêmios aos estudantes que elaboraram as melhores redações sobre resistência às drogas e violência. “Esse programa tem um amplo alcance social, pois busca conscientizar sobre um grave problema que afeta a nossa sociedade”, disse o prefeito Humberto Feltrin., parabenizando a Policia Militar pela iniciativa.
 
 O Proerd é um programa preventivo contra as drogas e a violência, em que o policial militar fardado, especialmente treinado para ensinar as crianças, dá aulas durante um semestre letivo aos alunos da 4.ª série do ensino fundamental, abordando diversas questões que enfatizam a cidadania.
 
Acompanhados dos professores de cada disciplina, os policiais militares buscam que os alunos atendidos mudem seus comportamentos com o objetivo de não se envolver em situações relacionadas às drogas e à violência. Trata-se do maior programa de prevenção primária do mundo.
 
O Proerd foi criado em 1983, em Los Angeles, nos Estados Unidos, a partir das idéias de uma pedagoga, que sentiu a necessidade de levar treinamento, através da polícia, para dentro das escolas, visando a prevenção às drogas. O programa chegou ao Brasil em 1992 e foi implantado no Paraná em 2000.
 
Já são 227 municípios atendidos com 840 mil crianças alunos das escolas publicas e particulares atendidas em todo estado. Para que o programa seja implementado numa escola, é preciso, no caso de escolas municipais que atendem até a 4.ª série, convênio com a prefeitura.
 
 
 

 Galeria de Fotos

 Veja Também