O campo uniu produtores marialvenses em um único grupo. A Feira do Produtor é um atrativo importante em Marialva há mais de 20 anos e acompanha o desenvolvimento da cidade

Feira do Produtor de Marialva: 20 anos de história

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 184 vezes


Ouvir matéria

 

Entre um pastel e uma pamonha, os marialvenses compram verduras, legumes e frutas na Feira do Produtor, a preços mais acessíveis do que os praticados por supermercados e sacolões. Isso porque a venda direta permite aos feirantes da cidade escoar toda a produção semanal na feira, garantindo um bom preço.

São 44 agricultores que participam da feira, as segundas e quintas, ao lado da Igreja Matriz e próximo ao Clube dos Trinta, respectivamente. A qualidade das mercadorias assegura a comercialização. Praticamente tudo o que levam para a feira é vendido.

Para o presidente da Feira do Produtor de Marialva, Orivaldo Donizete Biroqui (Valdo), os reflexos da crise econômica mundial não atingiram as vendas. “A feira é o ganha pão de todos nós. Sempre atendemos bem e vamos conquistando mais fregueses. Somos uma família e trabalhamos dessa forma, para o crescimento de todos. Aqui a crise não chegou e estamos trabalhando a todo vapor para que ela nem passe perto da gente”, disse Valdo.

 
Eleito recentemente, Valdo ocupa o cargo de presidente da feira, com seriedade. “É a primeira vez que assumo esse cargo. Estou gostando muito, é um novo desafio, uma experiência nova. Com a ajuda de todos, vamos crescendo. Mas a responsabilidade é grande”, disse ele.

Com mais de duas décadas de existência, a feira do produtor representa um dos mais importantes instrumentos de distribuição e comercialização de alimentos de Marialva e faz parte da cultura dos marialvenses. Constitui, tradicionalmente, referência para o abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros de qualidade e a bons preços.
 
Encontramos na feira, a senhora Rosalina Bérgamo, a Rosinha, moradora do conjunto 160 casas, visitante semanal da feira. “Venho sempre às quintas-feiras. Alface, brócolis e quiabo são os produtos que eu mais compro. A qualidade é sem igual e as verduras são fresquinhas. Gosto de vir, porque aqui, também encontro muitos amigos”, enfatizou.
  
  
O feirante Antenor Rodrigues da Silva comemora o bom resultado que tem obtido. “Vendo de tudo. Batata, tomate, cebola, cenoura, banana. Trago bastante mercadoria. No fim da feira, a banca esta vazia. Eu só dependo da feira do produtor. Não tenho salário. Eu vivo disso. E está sendo muito rentável”, disse ele.
 
A feira conta com espaços reservados para a venda de produtos agrícolas, como frutas e hortaliças. Mas, outros itens, como temperos, peixes, pamonha e o já tradicional pastel, também têm lugar reservado. Apenas 4 barracas são de produtores que não residem em Marialva, os demais, são marialvenses. Os gastos com energia elétrica que a feira consome, são divididos entre todos os feirantes.
 
O Governo Municipal de Marialva tem dispensado atenção especial aos produtores, que se mostram empolgados com o novo prefeito da cidade. “Em administrações anteriores, nossa feira não tinha apoio do poder público. Agora, com o Deca, a expectativa é a melhor possível”, disse Valdo Biroqui.
 
Para o produtor que tiver interesse em instalar barraca na feira de Marialva, o primeiro passo e procurar a EMATER (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) e aguardar uma vaga. “Para se juntar a nós, tem que ser produtor de verdade. Nosso espaço é limitado. Para que uma barraca seja instalada, deve haver desistência de algum participante”, ressaltou o presidente da feira.
 
Serviço:
 
Feira do Produtor de Marialva.
  • Segundas-feiras, das 16h30min às 20H30min, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima.
  • Quintas-feiras, das 16h30min às 20h30min, na rua Presidente Nereu Ramos, ao lado do Clube dos Trinta.
 
 
 

 Galeria de Fotos

 Veja Também