O premiado cafeicultor marialvense Yassumassa Asami, foi o vencedor do leilo de compra do caf, promovido pela Associao Brasileira da Indstria do Caf (Abic)

Produtor de Marialva vence Concurso Caf Qualidade Paran 2009

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 175 vezes


Ouvir matéria

 

Nesta quinta-feira, 29 de outubro, aconteceu o encerramento do Concurso Café Qualidade Paraná 2009. A solenidade de premiação ocorreu no município de Ribeirão do Pinhal, região norte do Estado. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, participou do evento.
 
O Concurso Café Qualidade Paraná vem sendo realizado há sete anos como forma de valorizar o café produzido com qualidade. Este ano, que teve como tema a qualidade com sustentabilidade, participaram 150 cafeicultores, dos quais 30 foram aprovados para a fase estadual.Desses, 16 foram a júri e 8 foram os classificados nas categorias café natural e cereja descascado.
 
O cafeicultor Yassumassa Asami, de Marialva, ficou em 2º lugar na categoria Café Natural, e foi o vencedor do leilão de compra do café promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). Um lote de café de Asami foi vendido por R$ 1.003,00 a saca. “Vou dividir o prêmio obtido com a venda do lote com os três funcionários fixos que tenho na propriedade (19 hectares). São eles que me trazem as informações da roça e assim eu consigo acompanhar todo o desenvolvimento das plantas. Eles são muito dedicados”, observou.
 
A safra deste ano enfrentou diversas adversidades de clima e valor de mercado, mas mesmo assim os produtores paranaenses demonstraram que é possível produzir com qualidade. Segundo o secretário da Agricultora e do Abastecimento, Valter Bianchini, a realização do concurso é uma etapa importante do programa de revitalização da cafeicultura no Estado, que tem ampla participação da Agricultura Familiar e reforça o Paraná como um grande produtor de café de qualidade, referência reconhecida pelo mercado.

 Galeria de Fotos

 Veja Também