Situação é controlada, porém, muitas larvas têm sido encontradas em quintais do município. Com a chegada do verão e o aumento de precipitações, o risco de epidemia aumenta

Cuidados com a dengue devem ser redobrados no verão

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 170 vezes


Ouvir matéria

No último dia 21 de dezembro entramos oficialmente no verão, estação de muita chuva, calor e umidade. Ambiente propício para a proliferação do Aedes Aegipty, mosquito transmissor da dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde de Marialva está desenvolvendo diversas ações, como orientação da comunidade, destruição de focos, captura e análise de larvas e remoção mecânica de criadouros. Atualmente 16 profissionais encontram-se em serviço.

O Coordenador do Combate à Endemias de Marialva, Antonio Dacanal, afirmou que o trabalho tem alcançado bons resultados. “Os números mostram que todo esse trabalho dos agentes tem produzido um resultado positivo. Mas a situação ainda é preocupante”, disse.

Nesse ano o município notificou 351 casos suspeitos da doença, dos quais 216 foram confirmados (sendo 01 importado), 134 descartados e 01 aguarda resultado. O Prefeito Deca, fez um apelo a população para que se mantenha atenta ao combate da dengue. “Peço aos nossos moradores, para que tomem todos os cuidados necessários e eliminem os focos do Aedes Aegipty. É preciso que todos colaborem, assim vamos continuar livres dessa doença”, alertou Deca.

Dicas de combate:

• Pratinhos de vasos de plantas ou xaxins dentro e fora de casa. Escorra a água. Coloque areia até a borda do pratinho.

• Lixeiras dentro e fora de casa, tampinhas de garrafa, cascas de ovo, latinhas e copos descartáveis. Coloque tudo em saco plástico, feche bem e mantenha a lixeira tampada.

• Vasos sanitários, ralos de cozinha de banheiro, de sauna e de ducha. Verifique se há entupimento. Se houver, providencie o imediato desentupimento. Se não estiver utilizando-os, mantenha-os fechados.

• Lagos, cascatas, espelhos de água decorativas. Mantenha-os sempre limpos. Crie peixes, pois se alimentam de larvas. Ou mantenha a água tratada com cloro ou ainda encha-os com areia.

• Providenciar para não acumular água. Coloque areia.

• Garrafas pet e de vidro, baldes e vasos de plantas vazios. Guarde-os de boca para baixo. Jogue fora todos os que não for usar, eliminando os restos de líquidos.

• Pneus velhos, entulhos e lixo.

• Não acumule. Mantenha o quintal sempre limpo. Entregue-os aos serviços de limpeza urbana. Caso realmente precise mantê-los, guarde-os em local coberto.

Maiores informações: (44) 3232 8354.

 Galeria de Fotos

 Veja Também