Programa garante boa alimentao para a populao em situao de vulnerabilidade

Compra Direta beneficia agricultores e entidades sociais no Paran

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 158 vezes


Ouvir matéria

O Paran ter R$ 18 milhes para o Programa de Aquisio de Alimentos Compra Direta neste semestre, o que permitir fechar o ano com a compra da produo de 9.250 agricultores familiares e atendimento a 3.120 entidades sociais e assistenciais.

Nesta ltima quinta-feira (16), o governo estadual iniciou o processo de negociao com entidades, agricultores e prefeituras para garantir o uso dos recursos. As primeiras regies foram Norte e Noroeste.

Segundo o secretrio estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidria, Luiz Claudio Romanelli, a iniciativa garante em todo o Paran a aquisio, por preos justos, da produo de nove mil agricultores familiares e contribui para assegurar alimentao de qualidade a 1,1 milho de paranaenses de 281 dos 399 municpios.

Nas regies de Maring, Campo Mouro e Paranava, sero beneficiados 72 municpios, 1.970 agricultores e 606 instituies. Em Londrina e Ivaipor, participam do programa 37 municpios, 924 agricultores familiares e 334 entidades socioassistenciais.

?O Compra Direta fortalece a agricultura familiar por meio da gerao de renda, promove desenvolvimento local com o escoamento da produo no prprio municpio e complementa a alimentao em instituies sociais para famlias que vivem em situao de vulnerabilidade?, explicou Romanelli.

Segundo Valria Nitsche, coordenadora do programa, os recursos so depositados diretamente na conta bancria dos fornecedores, cabendo s entidades o gerenciamento local.

O Programa de Compra Direta da Agricultura Familiar no Paran tem como rgo gestor a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidria, em parceria com a Empresa de Assistncia Tcnica e Extenso Rural (Emater), a Central de Abastecimento (Ceasa) e o Conselho Estadual de Segurana Alimentar e Nutricional (Consea-PR).

O programa executado pelo Ministrio de Desenvolvimento Social e beneficia diretamente toda a rede social: asilos, hospitais pblicos, creches, associaes de proteo maternidade e infncia, Apaes, Provopar, merenda das escolas municipais e estaduais e demais entidades que atendem o pblico de baixa renda.

Em Marialva, so atendidas 27 entidades e 8 mil pessoas, e 30 agricultores so beneficiados, o Compra Direta enriquece a qualidade dos alimentos. Tanto na merenda escolar quanto nas entidades assistenciais, em vez do consumo de produtos industrializados e de baixo valor nutricional, todos consomem alimentos saudveis e de primeira qualidade.

Fonte: www.aen.pr.gov.br

 Galeria de Fotos

 Veja Também