Os agrotxicos so a segunda maior causa de intoxicaes registradas no Brasil

Paran desenvolve sistema de rastreamento de alimentos de origem vegetal

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 3098 vezes


Ouvir matéria

O Paran est desenvolvendo um sistema que permitir rastrear, de forma pioneira no Pas, os produtos vegetais de consumo humano, com o objetivo de garantir maior segurana ao consumidor, monitorando, por exemplo, os resduos de agrotxicos.

O rastreamento ser feito a partir de uma etiqueta-padro, com dados sobre o tipo de produto, nome do produtor, validade, peso lquido, data e lote de consolidao do alimento. Uma resoluo conjunta entre as Secretarias da Sade e da Agricultura est em fase de finalizao e obrigar a rotulagem desses alimentos.

Nesta ltima sexta-feira (31), o Comit Gestor Alimento Seguro apresentou em Curitiba, durante o Simpsio de Direitos do Consumidor, os primeiros avanos do grupo, que trabalha para garantir maior segurana aos produtos vegetais de consumo humano no Estado.

O trabalho de fiscalizao da qualidade dificultado pela impossibilidade de identificar a origem do produto nas gndolas dos mercados, segundo o chefe da Vigilncia Sanitria Estadual, Paulo Costa Santana. ?Nosso objetivo criar mecanismos de rastreamento de todas as frutas, verduras e legumes produzidos no Paran?, disse.

Hoje os agrotxicos so a segunda maior causa de intoxicaes registradas no Brasil. Isso se deve principalmente utilizao de agrotxicos proibidos ou em altas concentraes durante o cultivo de alimentos vegetais, como frutas, verduras e legumes.

Nos ltimos anos, o Brasil se tornou um grande mercado para as empresas deste ramo. O pas o maior consumidor de agrotxicos do mundo, ultrapassando os Estados Unidos.

Segundo o promotor de Defesa do Consumidor, Maximiliano Deliberador, a dificuldade em se rastrear a origem do produto tambm criava a sensao de impunidade quando alimentos contaminados eram encontrados. ?Apesar de podermos responsabilizar qualquer ente da cadeia produtiva, no resolveramos o problema na sua origem?, explicou.

Com o sistema de rastreabilidade, pioneiro no Pas, os alimentos colocados nas gndolas dos mercados devero conter informaes que identifiquem os responsveis por sua produo e cultivo.


Fonte: www.aen.pr.gov.br

 Galeria de Fotos

 Veja Também