Quase 50 por cento dos atendimentos de acidentes de trânsito no Paraná envolvem pessoas com sinais de embriaguez

Detran terá ações nas cidades paranaenses com mais acidentes

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 195 vezes


Ouvir matéria

O Departamento de Trânsito do Paraná lança nesta quarta-feira (5) uma campanha inédita de conscientização nas cidades com maior número de acidentes causados por motoristas embriagados.

As ações acontecerão até outubro nos principais bares e baladas de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. O objetivo é estimular o uso de táxis e a carona solidária, com um motorista que não tenha ingerido álcool.

Com apoio das principais companhias cervejeiras do país, reunidas no CervBrasil, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - regional Paraná e da Policia Militar, o Se Liga no Trânsito é a primeira parceria entre o Governo do Estado e entidades privadas na luta pela redução de acidentes e mortes no trânsito. A campanha também marca a retomada das ações educacionais do Detran em todo o Paraná.

As atividades acontecerão de quarta-feira a domingo, das 19h às 24h, nos pontos com maior concentração de jovens em cada cidade. Os bares receberão material especial com dados sobre os riscos de beber e dirigir, impressos em toalhas de bandeja, bolachas de chopp, cartazes e guardanapos.

Uma equipe de promotores e educadores do Detran visitará até cinco estabelecimentos por noite para abordar os grupos nas mesas e fazer um jogo virtual com os motoristas, simulando as dificuldades de concentração, visão e reflexo, conforme as doses e o tipo de bebida ingerido por cada um. Depois de uma conversa descontraída, também serão entregues flyers e bafômetros descartáveis aos participantes.

No Paraná, quase 50 por cento dos atendimentos de acidentes de trânsito nos pronto-socorros envolvem pessoas com sinais de embriaguez. Só no primeiro semestre deste ano, foram registradas 4.606 multas por direção sob influência de álcool acima do permitido.

Vale lembrar que quem dirige depois de beber uma lata de cerveja ou uma taça de vinho (entre dois e 5,99dg/l de sangue) pode receber multa de 957,70 reais, sete pontos na CNH e ter a habilitação suspensa por um ano.

Dirigir com volume de álcool superior a 6dg/litro de sangue, o equivalente a três copos altos de cerveja, além de multa, gera proibição do direito de dirigir e pena seis meses a três anos de prisão.

Maringá recebe a campanha entre os dias 26 e 30, nos bares das avenidas Curitiba, Tiradentes, Duque de Caxias e Anchieta. A cidade tem o maior número de acidentes de trânsito do Estado: 3.973 no primeiro semestre. Foram mais de 2,1 mil ocorrências com vítimas, 793 delas durante a noite.


Fonte: http://www.aen.pr.gov.br

 Galeria de Fotos

 Veja Também