Noventa por cento dos criadouros são encontrados dentro das casas e nos quintais

População deve ficar atenta e colaborar no combate a Dengue

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 207 vezes


Ouvir matéria


Apesar de o Paraná não registrar casos de dengue há quatro semanas, 13 regiões do Estado estão em situação de médio risco para o desenvolvimento do mosquito transmissor.

O motivo são as recentes chuvas, que, aliadas ao forte calor, propiciam a reprodução do Aedes Aegypti. A informação está baseada no monitoramento do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal do Paraná, que avalia 18 estações climáticas em todo o Estado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Marialva, mesmo com as visitas constantes dos agentes de combate à Dengue, pede que a população fique atenta e colabore mantendo seus quintais limpos, não deixando água acumulada em frascos, garrafas, pratos e vasos de flores.

Vale lembrar que em épocas de muita chuva, calor e umidade se torna um ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Para novembro está previsto um evento em Curitiba para discutir a integração dos agentes de endemias com a estratégia de saúde da família. O evento ainda não tem data definida, mas fará parte das ações do mês que marca o Dia D de Combate à Dengue. A campanha deste ano já está sendo produzida pela Secretaria de Saúde.

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti contaminado pelo vírus da dengue. É um mosquito de hábitos urbanos, vivendo próximo de seres humanos, preferencialmente dentro das casas. A fêmea deposita seus ovos nos recipientes que acumulam água parada, onde as larvas vão crescer e se transformar em novos mosquitos.

O mosquito mede menos de um centímetro, é preto e tem listras e pontos brancos no corpo e nas pernas. Não gosta de sol forte e prefere os períodos da manhã para picar as pessoas. Mas cuidado: isso não quer dizer que ele não ataque durante todo o dia. Mesmo durante o sol forte, ele pode estar nas sombras ou dentro de casa.


Mais informações: http://www.aen.pr.gov.br



 Galeria de Fotos

 Veja Também