Ministério da Saúde anuncia ampla campanha de prevenção á doença e mobilização, que inclui recrutas das Forças Armadas , líderes comunitários e agentes de saúde

Campanha de prevenção da dengue terá um R$ 1 bi e Forças Armadas

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 178 vezes


Ouvir matéria

O Ministério da Saúde da Saúde vai investir R$ 1 bilhão em medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue. Entre as novidades da campanha, está o foco na mobilização de 42 mil líderes comunitários, 70 mil agentes de saúde e de milhares de recrutas das Forças Armadas, que serão treinados para atuar na prevenção à doença.

No lançamento da campanha, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ressaltou a importância de impedir que programas municipais deixem de ter continuidade por conta das mudanças nas prefeituras decorrentes das eleições, que renovaram cerca de 60% dos prefeitos no país. Para isso, Temporão promete fazer um treinamento sobre dengue com os prefeitos eleitos.
“Deter a informação é fundamental, mas não é suficiente. A informação transformada em mobilização coletiva pode ser o fator determinante na virada do jogo. É importante conversar com os vizinhos, reunir as lideranças comunitárias do bairro, fazer mutirões de limpeza, cobrar das autoridades. Colocar esta informação em ação”, destacou o ministro.
No Paraná, a Secretaria Estadual de Saúde vai implantar comitês municipais de combate à dengue, como parte de uma série de iniciativas para descentralizar a luta contra o mosquito transmissor da doença. O dia foi definido como Dia Estadual de Reativação dos Comitês Municipais de Combate à Dengue. Diversas outras medidas serão adotadas para prevenir a doença.

 Galeria de Fotos

 Veja Também