A autoridade que tem o dever de gerir o destino de seu município

6 de Outubro: Dia do Prefeito!

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 164 vezes


Ouvir matéria

 

No dia 6 de outubro se comemora o Dia do Prefeito. O cargo de gestor público é escolhido por eleição popular, realizada de quatro em quatro anos. O candidato nomeado além de ganhar o reconhecimento como representante da cidade, ganha ainda funções políticas, como obter auxílios e benefícios para o desenvolvimento social, cultural e econômico da localidade, negociar convênios, apresentar projetos de leis na Câmara Municipal, publicar ou sancionar leis, além de representar legalmente o município.

 
No Paraná existem 399 cidades. Mas, a vida de prefeito não é apenas aparecer em noticiário. Uma de suas maiores dificuldades é conseguir recursos para realizações dos projetos em todas as áreas, seja ela saúde, educação, cultura, bem-estar, qualidade de vida, entre outros. Na sua vida pública, o prefeito sofre na pele as imensas dificuldades da falta de recursos financeiros, da limitação dos recursos humanos, da incompreensão de outras autoridades, dos inúmeros obstáculos que se opõe à vontade de bem administrar os municípios ou de bem exercer o papel de gestor municipal.
 
A única saída para a redução das desigualdades sociais é o município forte exercitando com criatividade a sua autonomia. Por conseguinte, capacitação e maior independência são a sua redenção.
 
De acordo com o Prefeito Edgar Silvestre – Deca, “o prefeito é sem dúvida o grande agente modificador das condições de vida de cada município, é na verdade o gerente dos programas e ações do governo na esfera federal, estadual e municipal”.

 Galeria de Fotos

 Veja Também