Tema do evento foi: ?Sociedade e Administração Pública: Município trabalhando pela qualidade na atenção primária da saúde?

VIII Conferência Municipal de Saúde foi realizada com sucesso

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 180 vezes


Ouvir matéria

 

O Governo Municipal de Marialva, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na última terça-feira, 20, na Câmara Municipal, a VIII Conferência Municipal de Saúde. O evento teve como objetivo, avaliar a situação e a política municipal de saúde, apresentar o novo Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2009-2011, debater o tema: “Sociedade e Administração Pública: Município trabalhando pela qualidade na atenção primária da saúde”, apresentar e votar as propostas colhidas nas pré-conferências de saúde, e eleição do delegado para participação na 9ª Conferência Estadual de Saúde.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: Prefeito Deca; Promotora de justiça, Dra. Maria Ap. Morelli Pangoni; Presidente da Câmara Municipal, Valdemir Abílio de Brito (Miro); Representante da 15ª Regional de Saúde de Maringá, Dirceu Vedovello Filho; Secretário Municipal de Saúde, João Márcio Sanches; Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. Vinícius R. Danielli; dentre outros.

Além das autoridades citadas, o público foi formado por profissionais da saúde, representantes de entidades, clubes de serviços, associações de bairros, diretores de escolas, representantes eclesiásticos, órgão de imprensa, conselheiros municipais e a comunidade em geral.

A abertura oficial foi com a execução do Hino Nacional Brasileiro e com uma apresentação de flauta dos alunos da Casa da Cultura, sob a coordenação da Profª Maria Inês Bataglini Lopez. Na seqüência houve a fala das autoridades e leitura do regimento interno com posterior aprovação do público presente.
Dois vídeos foram apresentados: com as ações do serviço de saúde nos primeiros meses de administração e uma conscientização sobre saúde mental.
O tema central da Conferência foi explanado pelo Presidente do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e Secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Figueiredo Nardi, que na ocasião foi presenteado com uma cesta de produtos fabricados na Capital da Uva Fina.
De acordo com o Secretário de Saúde de Marialva, João Márcio Sanches, “a Conferência é apenas a consagração de um debate que teve início há alguns meses, através das pré-conferências, realizadas em bairros e distritos do município, onde os cidadãos tiveram a oportunidade de sugerir e opinar a respeito da saúde pública do município”, destacou.
O Prefeito Deca, por sua vez, agradeceu a colaboração de todos. “A presença da nossa gente é muito importante, para que possamos melhorar as condições da saúde marialvense. É momento de ouvir as necessidades da comunidade e buscar soluções eficazes. Isso é exercício da cidadania”, finalizou.

 Galeria de Fotos

 Veja Também